Imprensa e líderes mundiais rechaçam tentativa de golpe bolsonarista

A democracia brasileira e o governo Lula receberam apoio de governos das mais variadas partes do planeta, como dos Estados Unidos, da Rússia, da China e de nações europeias e latino-americanas

Site do PT

Terrorismo bolsonarista ganhou as páginas de jornais no mundo inteiro (Foto: Site do PT)

O mundo acompanhou e rechaçou com veemência os ataques terroristas e golpistas realizados por apoiadores de Jair Bolsonaro ao Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal no domingo (8).

Tanto a imprensa internacional quanto governos das mais diversas nações usaram duras palavras para repreender a tentativa de golpe de Estado e ressaltaram o apoio ao governo do presidente Lula e à democracia brasileira.

LEIA TAMBÉM: Em nota, chefes de poderes repudiam ato terrorista e defendem democracia

Ainda no domingo, presidentes de países vizinhos se manifestaram. O argentino Alberto Fernández expressou “repúdio” ao que ocorreu em Brasília e declarou “apoio incondicional a Lula diante dessa tentativa de golpe de Estado”. 

O presidente chileno, Gabriel Boric, também não demorou a se manifestar: “O governo do Brasil conta com todo o nosso apoio frente a este covarde e vil ataque à democracia”, escreveu nas redes sociais.

Já o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, chamou de “reprovável e antidemocrática a tentativa golpista dos conservadores do Brasil, incitados pela cúpula do poder oligárquico, seus porta-vozes e fanáticos”. E completou: “Lula não está só, conta com o apoio das forças progressistas de seu país, do México, do continente americano e do mundo”.

O líder dos Estados Unidos, Joe Biden, que viajou no domingo ao México, também rechaçou o terrorismo bolsonarista. “Eu condeno o ataque contra a democracia e contra a transferência de poder pacífica no Brasil. As instituições democráticas brasileiras têm todo nosso apoio e a vontade dos brasileiros não pode ser minada. Estou ansioso para continuar trabalhando com Lula”.

LEIA TAMBÉM: Veja o decreto de Lula determinando intervenção na Segurança Pública do DF

Europa, Rússia e China

O apoio a Lula veio também de líderes europeus. O presidente da França, Emmanuel Macron, postou mensagem em português no Twitter: “A vontade do povo brasileiro e as instituições democráticas devem ser respeitadas! O Presidente Lula pode contar com o apoio incondicional da França”.

Já o primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz, declarou: “Imagens negativas nos chegam do Brasil. Os ataques violentos às instituições democráticas são um ataque à democracia que não pode ser tolerado. Estamos do lado do presidente Lula e do brasileiros”.

Pedro Sanchez, primeiro-ministro da Espanha, também deu uma declaração: “Todo meu apoio ao presidente a Lula e às instituições eleitas livre e democraticamente pelo povo brasileiro. Condenamos veementemente o assalto ao Congresso brasileiro e pedimos o retorno imediato à normalidade democrática”.

O governo da Rússia se manifestou por meio de Dmitri Peskov, porta-voz do presidente Vladimir Putin. “Condenamos da maneira mais firme as ações dos instigadores de distúrbios e apoiamos plenamente o presidente brasileiro Lula da Silva.”

A China se pronunciou por meio do ministro de Relações Exteriores Wang Wenbin, declarando apoio às medidas tomadas pelo governo brasileiro para “restaurar a ordem e a estabilidade”. “Acreditamos que sob a liderança do presidente Lula, o Brasil manterá a estabilidade nacional e a harmonia social”, disse Wang.

Na mídia, denúncia de tentativa de golpe de Estado

Os principais jornais do mundo também cobriram extensivamente o assunto e não mediram palavras para denunciar uma tentativa de golpe de Estado por parte dos bolsonaristas.

Na capa de seu site, o New York Times definiu os atos como “tumultos antidemocráticos” e ressaltou que o vandalismo lembra o ataque ao Capitólio americano em 6 de janeiro de 2021.

O britânica The Guardian também destacou o tema na capa de seu site, destacando a reação de Lula contra os “neo-fascistas” e “extremistas”, além de destacar a reação dos líderes mundiais a favor de Lula.

O jornal peruano La República deixou claro o que aconteceu em Brasília em sua manchete: “Fracassa tentativa de golpe contra Lula”. 

E a agência de notícias Reuters chamou os atos golpistas de “o pior ataque às intituições do Estado brasileiro desde a retomada da democracia”.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast