Partido dos Trabalhadores

1.245 bolsonaristas já se tornaram réus por participar do 8 de Janeiro

STF já analisou 90% das denúncias apresentadas contra as pessoas presas na Praça dos Três Poderes ou no acampamento em frente ao QG do Exército em Brasília 

Sérgio Lima

231 dos réus foram presos em flagrante na Praça dos Três Poderes

O Supremo Tribunal Federal (STF) já analisou quase 90% das denúncias apresentadas pela Procuradoria-Geral da República contra as pessoas presas em flagrante após a tentativa de golpe ocorrida em 8 de janeiro, em Brasília.

Com isso, 1.245 bolsonaristas deixaram de ser apenas suspeitos e se tornaram réus. Outros 50 aguardam a decisão dos ministros, que têm depositado seus votos no Plenário Virtual da Corte, informa matéria do jornal O Globo.

Do total de réus, 1.014 foram presos no acampamento em frente ao Quartel-General do Exército e são acusados de incitar o atentado à democracia. Os outros 231 foram presos ainda na Praça dos Três Poderes e são denunciados como executores dos atos em si.

Esse segundo grupo responderá por associação criminosa armada, abolição violenta do estado democrático de direito, golpe de estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Esses mais de mil réus não são os únicos responsáveis pelo atentado à democracia de 8 de janeiro. Com a ajuda da CPMI do Golpe, a Justiça deve chegar também a quem elaborou, financiou e instigou o ataque às sedes do Três Poderes. Com a democracia não se brinca.

Da Redação