A deputada federal Luizianne Lins (PT-CE) foi prefeita de Fortaleza (CE) por duas gestões consecutivas, entre 2005 e 2012, e transformou a cidade com profundas ações sociais. Conheça as razões mais importantes por que ela deve voltar a comandar a quinta maior metrópole do Brasil.
1 – É a única chapa relevante de Fortaleza que não está comprometida com o golpe contra a presidenta Dilma Rousseff. O atual prefeito e candidato a reeleição, Roberto Cláudio, por sua vez, costuma se posicionar contra o afastamento de Dilma. Porém seu candidato a vice, Moroni Torgan, é do DEM e um defensor ardoroso do golpe.
2 – Luizianne criou o Hospital da Mulher, uma referência mundial em atendimento público de saúde voltado ao público feminino.
3 – Ela criou os CUCAs (Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte), espaços para o pleno desenvolvimento cultural, artístico e esportivo da juventude de regiões pobres da cidade. Ela se comprometeu a criar mais três CUCAs quando voltar à prefeitura.
4 – Houve apenas três aumentos de passagem de ônibus durante seus oito anos de gestão. Era a passagem mais barata entre as grandes cidades do Brasil.
5 – Luizianne fez a maior política habitacional integrada da história de Fortaleza.
6 – O Vila do Mar revolucionou as comunidades a beira mar da periferia de Fortaleza e é considerado um dos maiores projetos urbanísticos da América Latina. Luizianne deu condições do povo continuar onde sempre morou com estrutura, lazer e, sobretudo, respeito.
7 – Ela implantou a Secretaria de Cultura de Fortaleza. Por meio da secretaria, criou-se uma enorme cultura carnavalesca na cidade, com mais de 120 blocos espalhados por todos os bairros. O órgão também incentivou o Réveillon, o São João e as linguagens do teatro, circo, literatura, artes visuais, dança, fotografia, música e audiovisual.
8 – As crianças das escolas municipais passaram a receber o fardamento completo e gratuito da prefeitura. Na atual gestão, há muitas reclamações sobre a queda de qualidade e quantidade do material recebido.
9 – Filiada ao PT desde 1989, nunca mudou de partido. O atual prefeito Roberto Cláudio tem apenas 41 anos de idade e já foi do PSB, do PROS e do PDT.
10 – Durante a gestão de Luizianne, quase 150 mil pessoas participaram de pelo menos uma assembleia do Orçamento Participativo, em uma clara demonstração de que seu governo sempre foi disposto a escutar as pessoas.
11 – Ela foi a melhor prefeita para a juventude da cidade. Luizianne criou a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude (CEPPJ) e deu ao organismo o status de secretaria. Em oito anos, desenvolveu diversos programas sociais voltados a esse público.
12 – Luizianne garantiu mais de R$ 300 milhões adicionais do Fundef quando era prefeita. O atual prefeito, porém, se recusou a repassar a verba aos professores do magistério, como determina a lei. Luizianne garante que, quando voltar à prefeitura, vai investir o dinheiro da forma correta, sem comprar briga com os professores.
13 – É defendida por grandes personalidades da vida pública nacional, como o ex-senador Eduardo Suplicy (PT-SP), o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), a deputada Maria do Rosário (PT-RS) e o sociólogo Emir Sader. É também a candidata do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Por Bruno Hoffmann, de Fortaleza, para a Agência PT de Notícias