Em parceria com a SNCR, o Centro Sérgio Buarque de Holanda divulgou nesta semana conteúdos selecionados das Resoluções de Encontros e Congressos Nacionais do PT e dos Programas de Governo para a compreensão do desenvolvimento desta pauta no partido. No instagram da Fundação Perseu Abramo foram divulgados cartazes que ilustraram esta luta, para organização de debates, seminários e mobilizações públicas.
Para finalizar a semana de comemorações, são indicadas a exposição permanente de cartazes, organizada no site do CSBH a título de comemoração do dia 20 de novembro em 2017, e também a leitura do Caderno de Documentos da revista Perseu: história, memória e política número 9, “O PT e o Combate ao Racismo”, que agrega documentos de jornais e debates promovidos pelo PT.
A militância de negros e negras pelo combate ao racismo está presente no PT desde sua fundação. O Movimento Negro Contemporâneo toma forma em meados da década de 1970, inserido no contexto de incremento dos movimentos sociais e sindicais. Já em 1982 o partido conta com a sua Comissão de Negros do PT, e esta história resultou na criação da SNCR e no desenvolvimento de propostas e políticas de combate ao racismo implementadas nos governos petistas.
FPA/CSBH