Partido dos Trabalhadores

Governos federal e estadual vão intervir em área afetada por enchente em Rondônia

Cheia do rio Madeira atingiu sete municípios sofrem anualmente com as chuvas

Um plano para reconstrução e reestruturação do setor produtivo de sete cidades de Rondônia foi firmado entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária de Rondônia (Seagri/RO).

O objetivo é promover políticas públicas na região a fim de garantir o desenvolvimento inclusivo e sustentável nos municípios de Porto Velho, Guajará Mirim, Nova Mamoré, Chupinguaia, Pimenta Bueno, Cacoal e Costa Marques, que, neste ano, foram atingidos pela enchente do rio Madeira.

A região afetada pelas chuvas intensas que aumentam o nível do rio Madeira, de rios bolivianos e peruanos, e ainda de rios que correm de Mato Grosso, possui uma população de mais de 700 mil habitantes, sendo que 87 mil estão na zona rural, o que equivale a 18,8% de toda a população rural do estado de Rondônia, que é afetada direta ou indiretamente pelas enchentes anualmente.

O convênio firmado, no valor de R$ 1,5 milhão, servirá para a elaboração de um plano de recuperação e de implementação de ações efetivas de assistência técnica para os agricultores e produtores.

 

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Portal Brasil