Reportagem publicada pelo site de notícias “BBC Brasil”, na quinta-feira (26), mostra que 39 países proíbem a prática de financiamento empresarial para candidatos. De acordo com o banco de dados da organização intergovernamental Idea, México, Canadá, Paraguai, Peru, Colômbia, Costa Rica, Portugal e França estão entre as nações que aboliram a doação de empresas à campanhas.
Além disso, a reportagem aponta que 126 países ainda permitem o financiamento empresarial, entre eles Brasil, Itália, Alemanha, Noruega e Reino Unido. Nos Estados Unidos, é vetada a doação direta de empresas a candidatos.
No Brasil, o Partido dos Trabalhadores busca apoio dentro do Parlamento e na sociedade civil para aprovar o financiamento público de campanha. Para representantes da legenda, a iniciativa colaborará no combate à corrupção.
O presidente nacional do PT, Rui Falcão, reforça a defesa da legenda pelo fim do financiamento empresarial de campanhas eleitoral.
“O partido está dialogando com várias entidades que tenham a bandeira da reforma política como prioritária e estamos tentando unificar as posições”, explicou Falcão, em coletiva concedida no dia 17 de março.
Leia a reportagem da “BBC Brasil” na íntegra.
Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da “BBC Brasil”