Partido dos Trabalhadores

5 motivos pelos quais as mulheres são protagonistas no PT

Cotas para mulheres na direção do partido, maior bancada feminina no Congresso e primeira presidenta do Brasil comprovam o protagonismo das petistas

A política sempre foi um espaço dos homens. O Partido dos Trabalhadores, contudo, fez da política um lugar das mulheres.

Veja cinco motivos que comprovam que no PT as mulheres são protagonistas:

1) COTA PARA MULHERES NOS CARGOS DE DIREÇÃO
O Partido dos Trabalhadores foi a primeira legenda a garantir equidade entre homens e mulheres nos cargos de direção. O PT foi construído por mulheres e homens, e na sua fundação ainda não existiam cotas para a participação feminina. Porém, no final dos anos 80, como o ambiente político é predominantemente masculino na sociedade brasileira, houve uma diminuição da presença das mulheres na direção do partido. Por isso, em 1991, quando o PT fez o seu primeiro Congresso, as petistas abriram o debate sobre as cotas. Como resultado, foi aprovado naquele mesmo congresso a reserva de 30% dos cargos de direção para as mulheres.

Isso significa que desde 1991 o PT tem cotas para as mulheres e foi o primeiro partido a instituir essa política interna. Hoje, 50% de todos os cargos de direção no partido são ocupados por mulheres. “Na verdade, quem trouxe essa discussão de cotas para o Brasil foram as mulheres do PT”, explica a secretária Nacional de Mulheres do PT, Laisy Moriére.

2) SECRETARIA DA MULHER NOS GOVERNOS MUNICIPAIS
Ainda na década de 80, as mulheres petistas encararam outro divisor de águas e propuseram a criação de secretarias ou coordenadorias de mulheres nos governos municipais e estaduais. E isso ocorreu em 1988, nas primeiras prefeituras governadas pelo PT. “Isso era super inovação, porque até então o que tinha no Brasil eram conselhos. Só que o conselho não é uma estrutura oficial do governo. Então as mulheres do PT começam a discutir que era importante ter uma estrutura, uma secretaria ou coordenadoria, que tivesse orçamento, e que pudesse fazer políticas públicas para as mulheres”, conta Moriére.

3) MAIOR BANCADA DE MULHERES NA CÂMARA E NO SENADO
O Partido dos Trabalhadores tem a maior bancada de deputadas federais. Ao todo, o PT tem, atualmente, oito deputadas federais. Além disso, o partido também tem a maior bancada de mulheres no Senado Federal, com quatro representantes: Fátima Bezerra (RN), Ângela Portela (RR), Gleisi Hoffmann (PR) e Regina Sousa (PI). “Pela nossa luta, pelas nossas propostas ousadas, nós mulheres do PT temos um protagonismo diferenciado em relação aos outros partidos. Ainda não é o ideal. Nós queremos mais porque nós sabemos que temos potencial e estamos na frente de todos os partidos do Brasil”, analisa a secretária de Mulheres do PT.

4) A PRIMEIRA MULHER PRESIDENTA DA REPÚBLICA É DO PT
E não por acaso. Com todo o protagonismo das mulheres petistas, o PT foi o único partido com condições reais de concretizar esse feito histórico e eleger democraticamente a nossa presidenta Dilma Rousseff como a primeira mulher a ocupar o cargo mais importante da política nacional.

5) MAIOR NÚMERO DE MINISTRAS NO GOVERNO FEDERAL
Mais um protagonismo das mulheres do PT aconteceu no primeiro governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Após subir a rampa do Palácio do Planalto e receber a faixa de presidente, em 1º de janeiro de 2003, Lula deu posse aos seus ministros, e entre eles estavam cinco mulheres, todas do PT. “Nunca antes na história desse País tivemos tantas ministras mulheres, e todas eram do PT”, relembra a secretária Nacional de Mulheres do PT.

Por Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias