O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão, avaliou, em entrevista coletiva no segundo dia do 5º Congresso Nacional da legenda, em Salvador, que o evento foi totalmente “bem-sucedido”. Segundo ele, de 800 delegados (as), 756 se credenciaram e compareceram aos debates.
Além disso, Falcão informou que, do total de delegados, 373 eram mulheres e 383, homens. São Paulo foi o estado com mais delegados (173). Ele também disse, durante a coletiva, que 20% dos petistas presentes eram jovens de até 29 anos e 30%, negros e índios.
“Do ponto de vista do comparecimento, (o Congresso) é totalmente bem-sucedido, bem distribuído entre homens e mulheres, contemplando as diversidades”, disse.
Sobre a proposta do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de iniciar uma campanha de visitas e divulgação sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), Falcão disse ser uma iniciativa “importante”.
“É uma campanha muito importante, que se associa ao plano de viagens proposto pelo PT”, afirmou.
Durante a coletiva, Falcão voltou a defender a volta da CPMF como forma de financiar a saúde pública. Ele também saiu em defesa da articulação política do PT no Congresso Nacional, comandada pelo deputado Sibá Machado (PT-AC) e pelo senador Humberto Costa (PT-PE).
Da Redação da Agência PT de Notícias