Partido dos Trabalhadores

Rui Falcão: A força da militância petista

No Editorial da Agência PT de Notícias desta semana, o presidente Nacional do partido, Rui Falcão, reforça a importância da militância vermelha. O dirigente condena também a tentativa da imprensa de desgastar a sigla e provocar desfiliações

Foto: Lidyane Ponciano

O noticiário da mídia vem dando destaque à saída de filiados do PT, sobretudo detentores de mandatos eletivos, como deputados, prefeitos e vereadores. Trata o assunto como se estivesse ocorrendo uma debandada no partido, desgastado e em crise segundo a versão difundida pelos adversários. Evidente que o cerco contra o PT e a tentativa de criminalização orquestrada pela direita facilitam a fuga de filiados e provocam o afastamento de simpatizantes.

Não é o caso de minimizar o que ocorre, mas é bom saber que, na direção oposta, crescem as filiações em todo o País. Só no primeiro semestre, por exemplo, ganhamos mais de 20 mil militantes e, a partir deste mês, iniciam-se as plenárias de filiação, coordenadas pelas Secretarias de Formação Política e de Organização.

Tais plenárias terão caráter político de defesa do PT, de apresentação da história e concepção do partido e dos direitos e deveres dos novos filiados e filiadas.

Queremos que estes atos nacionais de filiação (previstos para atingir mais de 100 mil inscritos) tenham um conteúdo de forte mobilização unitária e que sejam mais um momento de defesa do PT e da democracia.

Rui Falcão é presidente Nacional do Partido dos Trabalhadores