Partido dos Trabalhadores

Acidentes caem 30% e SP anuncia ampliação da velocidade reduzida

Avaliação inicial sobre restrição implantada nas marginais aponta sucesso da medida que limitou a 50Km/h a aceleração dos veículos; mais onze endereços adotam novo limite nessa quinta-feira (20)

Foto: Carlos Severo/ Fotos Públicas

A primeira avaliação da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) sobre a implantação de velocidades reduzidas nas marginais Tietê e Pinheiros, de São Paulo (SP), indica a ocorrência de até 30% menos acidentes de trânsito no período de um mês.

No dia 20 do mês passado, a velocidade máxima permitida foi reduzida de 90 km/h para 70 Km/h na pista expressa das marginais; de 70Km/h para 60 Km/h nas centrais; e, de 60 Km/h para 50 Km/h, nas pistas locais. Eventuais multas aplicadas pelos radares antes da implantação de sinalização nos locais onde foram adotados novos limites serão anuladas pelo Detran de São Paulo, anunciou a prefeitura.

A medida foi contestada na Justiça pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP) dois dias depois, sob alegação de que traria mais congestionamento e piora geral do trânsito. O caso ainda está sob análise judicial, após requisição de todos estudos, avaliações e argumentos que deram suporte à decisão pelos autores da proposta na Prefeitura de São Paulo.

A medida integra o “Programa de Proteção à Vida” implantado pelo prefeito Fernando Haddad e será estendida a mais 11 vias a partir dessa quinta-feira (20).

Os resultados iniciais do balanço de um mês da medida foram divulgados pela mídia local e nacional, mas o anúncio oficial da CET, previsto para a tarde desta quarta-feira (19), não foi confirmado até a publicação. Os dados parciais confirmam, no entanto, que a aplicação de limites menores de velocidade é capaz de atender aos propósitos da medida: reduzir a ocorrência de acidentes, o número de mortes e de feridos no trânsito.

O resultado parcial inclui a cidade de São Paulo entre as capitais do mundo em que a aplicação de velocidade reduzida contribuiu para representativa queda na violência do trânsito, inclusive de atropelamentos de pedestre. No caso de São Paulo, as análises da CET mostram que a medida resultou em um ganho adicional no período entre a tarde e a noite, devido à melhoria do fluxo nas pistas causada pela menor lentidão nas vias.

Mais redução – A partir deste 20 de agosto (quinta-feira) o motorista paulistano terá de ficar atento ao novo limite de velocidade – redução de 60 Km/h para 50 Km/h –, em endereços das zonas Oeste e Sul da capital paulista, a seguir:

Zona Oeste – Rua Henrique Schaumann; Avenida Paulo VI; Avenida Sumaré; Avenida Antártica; Viaduto Antártica; Avenida Afrânio Peixoto; Avenida Valdemar Ferreira; Avenida Professor Manuel Chaves;

Zona Sul – Avenida Vereador José Diniz; Avenida Carlos Caldeira Filho; e, Estrada do Campo Limpo.

Por Márcio de Morais, da Agência PT de Notícias