Partido dos Trabalhadores

Acordo Brasil-Colômbia pode “aumentar drasticamente” a exportação de veículos

País vizinho é o terceiro maior mercado automotivo da América do Sul. Presidenta viajará à Bogotá na noite desta quinta

Presidenta Dilma Rousseff durante recepção oferecida pelo Primeiro-Ministro do Reino da Suécia, Stefan Löfven, em apoio à implementação da Agenda de Desenvolvimento Pós-2015. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

O setor automotivo brasileiro espera aumentar de forma expressiva as exportações entre o Brasil e a Colômbia, após visita da presidenta Dilma Rousseff. Ela viajará à Bogotá na noite desta quinta-feira (8). O país vizinho é o terceiro maior mercado automotivo da América do Sul.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, a expectativa é que a presidenta acelere, durante a visita, um acordo econômico para reduzir a 0 as taxas de importação a produtos brasileiros na Colômbia até o final de 2016.

Para o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, este acordo gera a expectativa nas montadoras e pode aumentar ‘drasticamente’ as exportações.

“Estamos apoiando o governo na confecção, no aprofundamento, do acordo com a Colômbia. A convicção da Anfavea é de que nessa semana, durante a visita da presidenta Dilma, seja possível anunciar mais um acordo costurado pelo ministro Armando Monteiro (do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o MDIC)”, disse, em entrevista ao ‘Portal Brasil’.

“Acho que com esse acordo (com a Colômbia) nós aumentamos drasticamente a possibilidade de exportamos veículos para a Colômbia”, estimou.

Da Redação da Agência PT de Notícias