A deputada federal Delegada Adriana Accorsi (PT-GO), candidata a prefeita de Goiânia (GO), encabeça a coligação Pra Cuidar de Goiânia, formada pelo PT, PCdoB, PV, Rede Sustentabilidade, PSol, PSB e PMB. O candidato a vice-prefeito na chapa é o professor Jerônimo Rodrigues, do PSB, ex-reitor do Instituto Federal de Goiás, com 40 anos de experiência em gestão pública na educação.
Antes de ser eleita deputada federal, Adriana Accorsi foi deputada estadual por dois mandatos. Graduada em direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG) ela atuou por 25 anos na Polícia Civil de Goiás, quando foi delegada titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente e chegou a ser delegada-geral da PC-GO. Ela também foi secretária de Defesa Social durante a gestão do então prefeito Paulo Garcia (PT).
Filha do já falecido ex-prefeito Darci Accorsi, fundador do PT e que governou a capital por duas vezes, Adriana confessa que se sente preparada para o desafio de governar a cidade. “A inspiração de ser prefeita de Goiânia sempre esteve comigo. Além de poder continuar o legado do meu pai, eu me preparei para esse desafio ao longo da minha vida. Estou comprometida em articular com os governos federal e estadual com total transparência, para poder trazer o máximo de benefícios que atendam às necessidades da nossa gente”, afirma ela.
Única mulher candidata ao executivo municipal, durante o debate realizado na noite desta segunda-feira (19) pela TV Brasil Central, Adriana disse que está apaixonada pelo sonho de ser prefeita de Goiânia.
“Quero ter a honra de representar as mulheres trabalhadoras e guerreiras, mas principalmente para enfrentar as nossas lutas, como por exemplo, criar as vagas nos CMEIs, e em escolas de tempo integral para que as mães possam deixar seus filhos para trabalhar ou estudar”, enfatizou.
Leia mais: Eleições: PT tem 1.380 candidaturas majoritárias, 1.301 vices e 26.654 proporcionais
Defesa da mulher e segurança pública
O plano de governo de Adriana Accorsi está dividido em 17 eixos norteadores e começou a ser elaborado em fevereiro, sob a coordenação do professor Edward Madureira, ex-reitor da UFG. A proposta foi elaborada a partir do diagnóstico geral de que a cidade está em crise de representatividade política e da necessidade de um plano de reconstrução com abordagem das crises emergenciais na educação infantil, na saúde, gestão da Companhia Municipal de Limpeza Urbana – Comurg, na coleta e gestão de resíduos sólidos, drenagem pluvial, alagamentos, enchentes e assistência social.
“Meu plano de governo está em construção contínua, refletindo aquilo que a cidade está pensando e precisando. É um plano que traz felicidade, sonhos e esperança para a cidade que tanto amamos”, argumenta.
Durante o debate na TV Brasil Central, Adriana Accorsi ressaltou que a população de Goiânia a conhece por toda vida, como delegada, como deputada estadual reeleita e como deputada federal e que o lilás, cor da sua campanha, foi escolhido em referência à luta pelo direitos da mulher e o combate à violência contra mulheres. “Aliás, estamos no Agosto Lilás. E eu quero convidar vocês, inclusive os homens, a participar desse trabalho com a gente”.
Com a sua grande experiência como delegada de polícia, Adriana destacou que, apesar de uma excelente segurança pública praticada pelos seus colegas policiais, Goiânia e Goiás ainda têm recordes de feminicídio.
“Nós precisamos atuar no município com várias ações para proteger as mulheres vítimas de violência”, comentou. Ela propõe criar o centro de referência, com advogadas, assistente social, vagas de emprego e aluguel de emergência para atender mulheres vítimas de violência.
Educação e saúde
Além das ações referentes à proteção das mulheres, segurança pública e infra-estrutura, outra grande prioridade da candidata petista é a educação.
“Educação é prioridade na minha vida. Meu pai, Darci Accorsi, foi professor e foi um dos melhores prefeitos, muitos consideram o melhor para a educação na cidade de Goiânia. Até hoje ele é lembrado pela valorização dos servidores, como também pela estruturação da educação em Goiânia. Além de lutarmos para acabar com o déficit de 10 mil vagas nos CEMEIs em Goiânia, retomando as obras paradas e aumentando vagas onde for possível, também vamos ampliar as vagas na educação integral porque muitas mães e pais precisam trabalhar o dia todo, e vamos garantir profissionais de apoio para crianças com deficiência em sala de aula”, pontuou.
Na área de saúde, a principal proposta de Adriana Accorsi é a criação do Hospital Geral Municipal. Ela também pretende instalar policlínicas em todas as regiões de Goiânia e promover o atendimento regionalizado de especialidades importantes como a pediatria e reestruturar as 12 unidades de atendimento 24h e as 54 unidades de saúde da família. O fortalecimento do programa Brasil Sorridente e a criação de um Zé Gotinha local, para levar a vacina a todas as pessoas, também estão entre seus planos.
Transporte e limpeza pública
Outras prioridades apontadas por Adriana Accorsi são os setores do transporte e da limpeza pública na capital goiana. Ela propõe a renovação imediata da frota de ônibus que está sucateada e a implantação de mais linhas e rotas que atendam as regiões mais distantes da cidade.
Na área da limpeza pública, ela se compromete a reestruturar a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), que considera como “um patrimônio do povo de Goiânia”. Para a candidata, “limpeza pública é saúde, é higiene, é autoestima e é uma prioridade pra sua gestão”.
Confira as candidaturas do Time do Lula clicando aqui.
Da Redação, com assessoria da campanha