O candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, construiu um aeroporto público dentro da fazenda de um parente, no município de Cláudio, interior de Minas Gerais. A denúncia, feita pelo jornal Folha de S. Paulo, aponta que o tucano gastou R$ 13,9 milhões na construção do terminal, que é administrado por familiares de Aécio.
Apesar da construção do aeroporto ter sido feita com dinheiro público, o local está sempre fechado com cadeado e só é permitido usar a pista com autorização de um dos filhos do tio-avô de Aécio e dono da propriedade, Múcio Guimarães Tolentino.
A situação da pista de pouso é conhecida na cidade e aceita, até mesmo, pela prefeitura. “O aeroporto é do Estado, mas fica no terreno dele. É Múcio quem tem a chave”, explica o chefe de gabinete do prefeito, José Vicente Barros.
De acordo com a reportagem, a pista recebe ao menos um voo por semana. Aécio utiliza o terminal sempre que faz visitas à cidade. Ele também é dono de uma fazenda na região.
Para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o aeroporto está irregular e ainda não foi homologado. Aécio alega que a documentação para o procedimento foi encaminhada à agência e que o governo de Minas aguarda a conclusão do processo.
A informação do presidenciável é contraditória, já que a Anac informa não ter recebido os documentos necessários para homologação do aeroporto.
Enquanto isso, o tio-avô do tucano contesta o valor da indenização recebida para desapropriação da área. Segundo a reportagem, o governo de Minas desapropriou a área antes mesmo da licitação do aeroporto, com depósito judicial de mais de R$ 1 milhão.
Veja a matéria completa aqui.
Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da Folha de S. Paulo