A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, garantiu que o Plano Safra não será atingido pelos ajustes fiscais defendidos pelo governo. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa, após reunião com a presidenta Dilma Rousseff, nesta segunda-feira (20).
“O Plano Safra é um dos pontos que a presidenta exclui do ajuste”, confirmou.
Segundo ela, os recursos disponibilizados para o custeio dos agricultores por meio do Plano Safra 2015-2016, que será anunciado em maio, seguirão o mesmo percentual de juros do ano passado, com taxas próximas a inflação.
“O aumento de juros é importante, coisa natural, porque se analisarmos, no passado a inflação ficou em 6,5% e as taxas de juros também. Ele seguirá o mesmo curso, o mesmo rumo e as taxas de juros serão praticamente neutras, como foram no ano passado”, justificou.
Kátia Abreu disse ainda que a presidenta Dilma tem especial preocupação com a agropecuária brasileira. Segundo a ministra, apesar de ver necessidade em dar novas diretrizes ao setor, em especial, a agricultura familiar, os recursos não irão faltar.
“Isso são palavras da presidenta. Porque tem coisas que precisam ser feitas, que não entram no ajuste. E defesa agropecuária, Plano Safra na área de custeio não entra em termos de ajuste, em termos de redução de recursos”, afirmou.
Da Redação da Agência PT de Notícias