Partido dos Trabalhadores

ANA atrai 15 mil alunos para cursos sobre recursos hídricos

Secas e cheias aumentam o interessem pelos cursos de formação destinados a gestores e ao público em geral

Fonte: Sabesp

A Agência Nacional de Águas (ANA) atrai milhares de interessados em aprender como lidar com o excesso ou escassez de água no Brasil, em programa de capacitação a distância . “Só este ano a agência quer certificar quase 15 mil cursistas”, informa a especialista em recursos hídricos da agência, Eumar de Castro, responsável pelo programa.

Os cursos ganham mais adesão à medida em que o País é atingido por eventos extremos (enchentes caudalosas, com queda de encostas e barreiras; estiagem e secas), atribuídos ao aquecimento global. Os inscritos são, em sua maioria, professores, estudantes, funcionários de prefeituras e órgãos governamentais.

Neste exato momento, por exemplo, enquanto a região metropolitana de São Paulo administra reservas de água inferiores à 10% da capacidade de armazenamento, no Pantanal, enchentes empurram onças das áreas inundadas para cidades próximas. Na Amazônia, o rastro de destruição deixado por inundações inéditas em Rondônia, exige o esforço das autoridade e investimento para restauração de estradas, pontes, viadutos, lavouras.

Os cursos da ANA são gratuitos e ensinam o participante desde a medir o volume de precipitações das chuvas (pluviometria)ou dos rios (fluviometria) e como a lidar com ‘sala de situação’, responsável pelo monitoramento de eventos críticos.

As aulas on line da atual rodada se estendem até 7 de setembro para os 5,2 mil inscritos nas vagas oferecidas no início deste mês. As inscrições se esgotaram quase que instantaneamente, cinco dias após a abertura das inscrições no portal da agência na internet.

Outras quatro mil vagas já estão asseguradas para a nova rodada de cursos, que tem início em meados de setembro. O interessado deve ficar atento à convocação para preenchimento das vagas na página da agência. As inscrições são no endereço http://eadana.hospedagemdesites.ws/.

“Em dezembro de 2011, o programa massivo de educação à distância passou a oferecer os cursos on line pela internet”, esclarece ela. “Até ali, a seleção se destinava a grupos de 30 pessoas, habilitados a frequentar apenas dois cursos simultâneos”, diz.  Os cursos presenciais ainda integram o programa de formação da ANA e são prestados em convênio com Itaipu Binacional, no formato de consultoria.

Da Redação da Agência PT de Notícias