Partido dos Trabalhadores

Anastasia esconde da Folha viagens de Aécio ao Rio em aviões oficiais

Em 2014, jornal solicitou ao governo de Minas informações sobre as viagens de Aécio entre 2007 e 2010 e gestão tucana omitiu 70 idas ao Rio

O jornal Folha de S. Paulo revelou, nesta quinta-feira (24), que o governo de Antonio Anastasia (PSDB) em Minas Gerais omitiu, ao ser questionado pela reportagem, 70 das 124 viagens que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) fez ao Rio de Janeiro. Os deslocamentos foram realizados enquanto era Aécio governador de Minas Gerais, entre 2003 e 2010.

Anastasia, eleito em 2010, também foi vice-governador de Aécio Neves, seu apadrinhado e sucessor.

As idas ao Rio foram reveladas por um relatório do atual governo do estado de Minas, comandado por Fernando Pimentel (PT). Na reportagem, o jornal conta que, em 2014, solicitou à gestão de Anastasia o relatório de todas as viagens aéreas de Aécio entre 2007 e 2010, com base na Lei de Acesso à Informação.

Como resposta, a Controladoria-Geral do governo Anastasia encaminhou uma planilha sem as 70 viagens feitas ao Rio no período.

A assessoria de imprensa do senador Antonio Anastasia declarou ao impresso que “o relatório enviado em 2014 é de responsabilidade de setores técnicos e lista apenas deslocamentos oficiais que geraram diárias ou gastos com hospedagem”.

“No caso específico do Rio, o senador sempre se esforçou para, ao menos uma vez ao mês, preferencialmente nos finais de semana e feriados – e não em dias de rotina administrativa– visitar sua filha adolescente à época e que reside naquela cidade”, acrescentou.

Da Redação da Agência PT de Notícias