No debate de domingo (19), na TV Record, Aécio Neves (PSDB) mentiu ao dizer que as hidrovias anunciadas pelo governo da presidenta Dilma Rousseff (PT) “estão todas no papel”. A verdade é que das 57 obras previstas pela segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), 34 já saíram do papel, 16 delas estão prontas e as outras dezoito, em fase de execução ou conclusão.
Somente em 2014, o governo federal investiu mais de R$ 95 milhões nas 16 obras entregues, entre criação e expansão de terminais hidroviários. O estado mais beneficiado foi o Amazonas, com 14 das obras concluídas. A região é privilegiada com a maior bacia hidrográfica do mundo, com mais de quatro milhões de quilômetros quadrados de rios navegáveis, em território nacional.
Os rios são as principais rotas de entrada e saída de pessoas e mercadorias para os municípios do interior do estado. Nos últimos quatro anos, treze cidades receberam novos portos e a previsão é que até o final deste ano, o governo federal, em parceira com os governos locais, entregue mais 23 terminais.
Os outros dois terminais hidroviários entregues estão no Pará e beneficiam os municípios de Augusto Correa e Monte Alegre e facilitam a vida de quem utiliza o transporte hidroviário, dando mais conforto e segurança. Além de incrementar o turismo, as novas hidrovias já atraem investimentos, com a facilitação do escoamento da produção e melhorias no transporte.
Atualmente, os oito terminais hidroviários em obra têm previsão de conclusão para 2015 e irão beneficiar os estados do São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Amazonas e Pará. O andamento das obras do PAC 2 podem ser acompanhadas pelo site: www.pac.gov.br
Por Flávia Umpierre, da Agência PT de Notícias.