Ao lado de Lula, em Recife, povo avisa que vai ser lapada nas urnas

Um dia após ato esvaziado de Bolsonaro, pernambucanos inundam as ruas da capital. “Vamos fazer uma foto e mandar para ele saber como é que se junta gente numa praça”, disse Lula, ao lado de Marília Arraes

Lula, em Recife: "Esse é o povo que trabalha, que sustenta a economia desse país” (Divulgação / Ricardo Stuckert / Site do PT)

O povo pernambucano deu uma verdadeira lição de democracia nesta sexta-feira (14), ao varrer as ruas de Recife, na caminhada da coligação Brasil da Esperança, que reuniu Lula, a candidata o governo do estado, Marília Arraes (Solidariedade), e lideranças como o senador Humberto Costa (PT-PE) e o prefeito João Campos (PSB). No comício que encerrou a caminhada e o ato históricos em Recife, Lula agradeceu os apoios e, em especial, ao povo nordestino.

“Vem o Bolsonaro fazer aquele comício mixuruca que ele fez”, discursou, em referência ao ato esvaziado do extremista de direita, ocorrido na quinta-feira (14). “Quando eu cheguei na passeata, tomei um susto com a quantidade de gente. Eu vou pedir a vocês para levantarem as mãos. Vamos fazer uma foto para mandar ao Bolsonaro, para ele saber como é que se junta gente numa praça”, brincou Lula, antes de ser ovacionado pela multidão. “Esse é o povo que trabalha, que sustenta a economia desse país”, elogiou Lula, descrevendo o povo do Nordeste.

Assista a caminhada completa na TvPT no Youtube

O líder petista reforçou que não se pode baixar a guarda até a véspera das eleições no dia 30 de outubro e que todos devem batalhar para virar votos para sua candidatura e a de Marília Arraes. “O que é importante é que a gente convença as pessoas que não foram votar, a abstenção foi grande. Que a gente converse com as pessoas para convencê-las a irem votar”, pediu. “Não podemos parar até o dia 29, temos de conversar com cada pessoa que conhecemos, até com quem não gosta da gente. Porque podemos virar vítima da fábrica de fake news, de mentira”, alertou o ex-presidente.

Lula afirmou que o PT acionou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para garantir transporte para as pessoas irem votar no dia 30. “Eles podem tentar sacanear e tirar os ônibus dos municípios. Conversei com o governador e o prefeito e aqui não vai faltar transporte para quem quiser votar”, avisou. “Não caiam em provocações”, aconselhou Lula .”Nossa vingança será no voto, no dia 30 de outubro”.

LEIA MAIS: Veja o legado dos governos Lula e Dilma em Pernambuco

Acabar com a fome

Lula falou de como pretende revolucionar o país com um governo popular. “A primeira coisa que temos de fazer é acabar com a fome no país. Não tem explicação, o Brasil é o terceiro produtor de alimentos do mundo, o maior produtor de carne, não há explicação para uma mulher pegando osso ou carcaça de frango em açougue. O problema não é falta de dinheiro ou do produto, o problema é falta de vergonha de quem governa o país”, condenou.

Lula voltou a defender os estoques reguladores da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que foi destruída por Bolsonaro. “No nosso tempo, a Conab regulava a produção de alimentos, a gente estocava feijão, milho, arroz.

“Hoje está impossível, todo dia as coisas sobem, todo dia comemos um pouco menos. Eles ficam nervosos quando digo que o povo brasileiro vai voltar a ter universidade, emprego, a tomar café, almoçar e jantar todo dia, viajar de avião para onde quiser. O povo vai ser respeitado”, assegurou.

“Vamos nos reunir, no sábado e no domingo, para comer um churrasco. Ficam com ódio com falo isso, porque eles não sabem o prazer que é uma família se juntar no sábado e comer. Não precisa ter picanha todo dia, pode ser uma alcatra, qualquer carne, a gente gosta”, sugeriu. “Eles ficam nervosos quando digo que a gente vai comer uma fatia de picanha com uma gordura, passada na farinha, e tomar um copo de cerveja gelada”.

Investimentos

“Vamos voltar a viajar o mundo para trazer investimento, procurar indústrias que queiram vir ao Brasil, vamos garantir que o nosso povo vai voltar a estudar com muita força”, prometeu Lula.

“Bolsonaro está desmontando as universidades, todo ano corta o orçamento da educação”, denunciou. “Todo o ano o Bolsonaro corta o orçamento da educação. Tem universidade que não consegue mais cortar a grama. E tem criança comendo só biscoito na merenda. A merenda escolar é 36 centavos, o que é uma vergonha”.

Lula encerrou em clima de convocação: “Falta pouco tempo para ganharmos as eleições”, declarou. “Eu volto a ser candidato com o país pior que em 2002. Mas a minha causa é o nosso Brasil e nosso povo. Eu não posso aceitar 33 milhões de pessoas passando fome. Milhares de pessoas morrendo de Covid porque ele [Bolsonaro] não cuidou”, observou. “Vou voltar para cuidar de vocês”.

LEIA MAIS: Pegou pressão! Lula e Jerônimo levam multidão às ruas de Salvador

“Pernambuco de lutas”

A candidata ao governo de Pernambuco Marília Arraes saudou a chegada da coligação Brasil da Esperança, liderada por Lula. “Pernambuco de tantas lutas hoje recebe o melhor presidente que esse país já teve”, festejou Arraes.

“Estamos unindo Pernambuco a favor da democracia. Presidente Lula, traga o Brasil de volta aos brasileiros”, pediu Marília. “Vamos derrotar o fascismo, a fome, o atraso, a subserviência do nosso país perante outros países”.