O deputado federal Valdir Rossoni foi afastado da presidência do PSDB do Paraná, nesta quarta-feira (27), por ofender uma professora durante discussão no Facebook. Na semana passada, o tucano chamou a curitibana Adriane Sobanski de “biscate” após ela questionar mensagens postadas pelo parlamentar.
Diante das ofensas, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) protocolou, na última terça-feira (19), um projeto de lei para penalizar a injúria praticada por razões de gênero. “Nossa proposta é que a injúria praticada por razões de gênero figure como mais uma forma qualificada do crime de injúria, o que, na prática, representa a aplicação de uma pena maior, de um a três anos de reclusão”, explicou a senadora na justificativa do projeto.
Para Gleisi, a violência moral contra as mulheres não pode ser “banalizada”. “Episódios como esse são inadmissíveis. A sociedade brasileira não tolera mais que a falta de argumentos em debates, discussões, publicações, enfim, em qualquer exposição de opinião, termine em adjetivações despropositadas à mulher”, afirmou.
O deputado Ademar Traiano, então secretário-geral na sigla, passa a ocupar o cargo.
Da Redação da Agência PT de Notícias