Embalada em uma onda de crescimento nas pesquisas, a candidata à Prefeitura do Rio de Janeiro pelo PT, Benedita da Silva, ganhou importante adesão de intelectuais, políticos e artistas neste sábado (24). Nomes como Chico Buarque, Wagner Moura, Gregório Duvivier, Martinho da Vila, Teresa Cristina, Zé de Abreu, Ziraldo, Leoni, Otto, Cláudia Abreu, Leci Brandão, Antonio Pitanga, o ex-presidente Lula, o ex-ministro das Relações Exteriores e da Defesa, Celso Amorim, o cartunista Ziraldo, entre centenas de personalidades, assinaram um manifesto de apoio à candidatura da petista.
“A candidatura de Benedita da Silva a prefeita desponta como uma rara chance de interromper a escalada de exclusões que nos empurra para a tragédia”, diz o manifesto. “Benedita e sua vice, a deputada Enfermeira Rejane, são duas pretas que disseram não ao racismo estrutural e chegaram até aqui em condições não só de denunciar as consequências dramáticas do preconceito racial e da covardia contra os pobres mas também de atacar a raiz da injustiça”.
Em sua conta no twitter, Benedita agradeceu o apoio, fundamental, para ela, para a luta de recuperação do Rio de Janeiro. “Precisamos unir forças para que o Rio de Janeiro seja bom novamente”, escreveu.
Benedita cresceu nas pesquisas e já aparece com 10% das intenções de votos, atrás de Eduardo Paes (DEM) e praticamente em situação de empate técnico com Crivella (Republicanos) e Martha Rocha (PDT). A pesquisa foi divulgada pelo Datafolha na quinta-feira (22). No levantamento anterior, de 8 de outubro, a petista aparecia com 8%. A reação de Bene contagiou a campanha e tem agitado as rede sociais. Neste sábado, a militância ganhou o twitter com a hashtag #LulacomBene.
Leia a íntegra do manifesto aqui.
Da Redação