A CPI da Covid ouve, nesta quinta-feira (27), o médico Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, primeiro centro de pesquisa a fornecer uma vacina contra a Covid-19 aos brasileiros. A TVPT apresenta, a partir das 9h, cobertura completa, transmitindo ao vivo o depoimento e recebendo especialistas e parlamentares para analisar a audiência (clique no vídeo abaixo).
Professor titular de Medicina Clínica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, Dimas Covas está à frente do Instituto Butantan desde 2017. Em junho de 2020, foi o responsável pelo acordo de colaboração firmado com a farmacêutica chinesa Sinovac, que resultou na produção da Coronavac no Brasil.
O depoimento de Dimas Covas deve ajudar os senadores a esclarecer detalhes das ofertas de venda de vacinas feitos pelo Butantan que acabaram recusadas pelo governo federal. Será uma oportunidade para comparar a versão do instituto com a apresentada pelo ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello.
Ao comparecer à CPI na semana passada, o general disse que Bolsonaro nunca proibiu o governo federal de comprar as doses, mesmo havendo vídeos de Bolsonaro dizendo que havia mandado cancelar um protocolo de intenções que previa a aquisição de 46 milhões de doses, em outubro de 2020.
Da Redação, com informações da Agência Senado