A poucos dias para a realização do 5º Congresso Nacional do PT, o secretário Nacional de Organização da legenda, Florisvaldo Souza, informa que, apesar de a sigla estar em pleno processo de reorganização, foi registrado aumento no número de filados.
“Período de crise é um período também de oportunidade para repensar, recriar caminhos, encontrar saída, assim como também para projetar o futuro. Eu entendo que a crise é aquele momento que as pessoas se dedicam para encontrar as alternativas que o partido precisa para retomar um diálogo com a sua militância e também com a sociedade. E isso está acontecendo”, explicou Souza.
Atualmente, o PT possui 140.615 novos filiados e filiadas aguardando para participar de uma plenária de formação. Segundo o dirigente nacional, nestes últimos meses que antecedem o 5º Congresso, a secretaria recebeu cerca de 16 mil novos pedidos de filiação.
“Nós tivemos uma movimentação intensa, além dos encontros para debater os temas do Congresso nós tivemos a formação de mais de 1,5 mil comissões provisórias. Obtivemos também um acréscimo no processo de filiação de pessoas que procuram o Partido dos Trabalhadores para participar e ajudar a construir um futuro melhor”, destacou o secretário, responsável por propor ao Diretório as políticas de construção e organização partidária.
Florisvaldo ressaltou que o objetivo para o 5º Congresso é trabalhar uma resolução política que represente o diálogo intenso com a militância e a sociedade, para apontar os caminhos de fortalecimento do PT e manter o crescimento do Brasil.
Na questão da organização interna, Florisvaldo acredita ser necessário uma revitalização que amplie a participação dos militantes em cursos e debates políticos, além de obter colaborações nas atividades partidárias. Tudo isso com abertura para a participação de pessoas que não estão filiadas à legenda.
Entre os dias 11 e 13 de junho, em Salvador (BA), aproximadamente 800 delegados (as) indicados pelos representantes de suas chapas vão participar do Congresso Nacional do PT. O evento realizado no Pestana Bahia Hotel, localizado na Rua Fonte do Boi, 216 Rio Vermelho.
O documento final do 5º Congresso do PT pretende encaminhar ao governo sugestões para potencializar o crescimento da economia com bem estar social, melhoria da qualidade de vida, do meio ambiente, entre outras.
Por Fabrícia Neves, da Agência PT de Notícias