Partido dos Trabalhadores

Atos vão mobilizar cidades do mundo por Palestina e paz, com apoio do PT

Organizações, movimentos sociais e partidos políticos convocam atos para 18 de maio em várias cidades do mundo, com participação efetiva de Núcleos do PT

Divulgação

Diversas organizações, movimentos e partidos vão se mobilizar pela “Paz, em defesa do Povo Palestino, contra o genocídio em Gaza e por Cessar-Fogo já!”

No próximo dia 18 de maio, brasileiras e brasileiros pelo mundo vão se mobilizar solidariamente, junto com organizações locais de vários países, pela “Paz, em defesa do Povo Palestino, contra o genocídio em Gaza e por Cessar-Fogo já!”

Já estão confirmadas mobilizações presenciais unificadas, propostas pelos Núcleos do PT no Exterior, nas seguintes cidades: Barcelona, Bolonha, Boston, Buenos Aires, Lisboa, Londres, Madri, Porto, Roma, Verona e Viena.

Veja como participar

Além dos núcleos dos núcleos do PT no exterior, a mobilização é organizada por várias entidades, movimentos sociais e partidos políticos, destacando o PT, PCdoB, FEPAL, CEBRAPAZ, MST e CUT Brasil.

O Núcleo do Partido dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Lisboa é um dos núcleos do partido no exterior que coordenam a organização da agenda internacional. Pedro Prola, coordenador do Núcleo, reafirma as posições do PT com relação ao massacre que vem ocorrendo contra o povo palestino na Faixa de Gaza.

“O que ocorre em Gaza não é guerra, é um genocídio, como afirmou o presidente Lula, que vem assumindo um papel de liderança na luta pela paz no mundo, de forma corajosa, contra interesses e vozes em certa imprensa que apenas promovem a guerra”, afirma ele.

Segundo Pedro Prola, em fevereiro, os Núcleos do PT no exterior, com apoio da presidenta Gleisi Hoffmann e do secretário de Relações Internacionais, Romenio Pereira, publicaram uma nota em apoio a Lula e se comprometeram em reforçar as articulações em defesa do povo palestino.

“Precisamos parar esse crime contra a humanidade que está sendo cometido em Gaza. É fundamental seguirmos mobilizando e lutando pelo cessar-fogo imediato, seguido de negociações de paz que permitam, enfim, uma solução de coexistência pacífica, ao fim de tantas décadas de conflito e de injustiça”, enfatiza.

No próximo domingo, 5 de maio, será realizada uma reunião preparatória para as mobilizações. Também será realizada uma live em data a ser anunciada pela organização.

Da Redação