As restrições impostas pela pandemia dificultaram o trabalho parlamentar da oposição, em particular do PT, devido ao funcionamento remoto que retirou o espaço do debate em plenário. Isso, no entanto, não impediu que o desempenho combativo e eficaz das bancadas do Partido dos Trabalhadores no Senado Federal e na Câmara dos Deputados. À frente das bancadas, o senador Rogério Carvalho (PT-SE) e o deputado Enio Verri (PT-PR) se destacaram na função de lideranças. Nesse período, no ambiente da pandemia, enfrentaram a disputa em torno de temas econômicos, de direitos humanos, ambientais, sociais e culturais, como a Lei Aldir Blanc.
Na avaliação do senador Rogério Carvalho, a bancada do PT no Senado teve um papel decisivo tanto na aprovação, quanto na rejeição, de projetos importantes para o país. Carvalho destaca a aprovação do Auxílio Emergencial, em que o PT garantiu o valor de R$ 600,00, superior aos R$ 200,00 inicialmente proposto pelo governo. Segundo ele, destacando a ação conjunta com os governadores no enfrentamento à pandemia, o auxílio aos estados e munícipios é outro exemplo de ação vitoriosa. O senador sergipano também aponta como uma vitória dos parlamentares petistas a manutenção dos recursos do Fundeb, em atuação conjunta com a bancada do PT na Câmara.
Assim como no Senado, a Câmara dos Deputados apresentou e aprovou dezenas de projetos para o combate à pandemia, para estimular emprego e renda e apoio às micros e pequenas empresas. Verri ressalta que, além de aprovar projetos fundamentais, a bancada do PT também se destacou por derrotar projetos de Bolsonaro que retiravam direitos dos trabalhadores, como a Carteira Verde Amarela. Para Verri, a qualidade do trabalho de oposição foi exemplar para defender o Estado, a economia nacional, a população e os trabalhadores. A bancada do Partido dos Trabalhadores, com 53 deputados (agora 54 com a diplomação de Fernando Mineiro, do PT-RN), é a maior da Câmara dos Deputados.
Para ambos os parlamentares, a atuação firme e forte do PT garantindo direitos e reduzindo danos deve avançar neste próximo ano, com ampliação do debate sobre o impeachment de Bolsonaro. Para senador Rogério Carvalho, o país precisa superar as crises sanitária e econômica, para retomar o desenvolvimento nacional, com inclusão social. Verri destaca a necessidade de uma reforma tributária solidária, com tributação progressiva sobre os mais ricos e as grandes fortunas. Ambos, apostam no crescimento da mobilização para livrar o país da atual política genocida que condena milhares de brasileiros à morte, ao desemprego e à fome.
Da Redação