A tarifa do transporte coletivo é cara na cidade do Rio de Janeiro. A lógica de bilhete único está sendo burlada com linhas que não levam ao destino final, obrigando a duas baldeações. A Prefeitura cortou linhas do BRT em duas e posteriormente passou a cobrar cada uma em separado. A integração físico-tarifária precária e com trajetos inseguros para caminhada nos locais de maior transbordo. O BRT não atende à demanda nos pontos de origem das viagens e possui intervalo muito grande para horários fora do pico.
A este diagnóstico negativo, ainda se somam outras situações que infernizam o cotidiano dos moradores da cidade, especialmente das periferias. A cidade do Rio de Janeiro tem 2,3 milhões de automóveis, 345 mil motos e tem o pior trânsito entre as megacidades da América. Apesar do preço do combustível e da falta de dinheiro, o congestionamento aumentou 4% entre 2018 e 2019. A política de estacionamento nas vias públicas é ineficaz e regressiva. O preço por período de duas horas é menos da metade de uma tarifa de ônibus.
Para enfrentar esse diagnóstico negativo, a candidata petista a prefeitura do Rio de Janeiro, Benedita da Silva, tem um Plano Emergencial de Mobilidade, contendo um conjunto de propostas. Segundo Benedita, é preciso ordenar a mobilidade no Rio de Janeiro, democratizando e integrando as opções de deslocamento, favorecendo transporte público. Este é o desafio central que impacta o bem viver das pessoas, o acesso aos bens culturais, o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade na cidade, afirma em seu plano de governo.
Nesta terça-feira, na campanha de rua e em suas redes sociais, Benedita da Silva destacou o Plano de Mobilidade Emergencial, com redução da Tarifa do Bilhete Único, novas linhas de ônibus/Vans internas aos bairros, com tarifa reduzida e Passe Livre para desempregados e estudantes ainda não atendidos. Para Benedita, a mobilidade urbana também é uma questão central para o amplo desenvolvimento da juventude. Para isso, defende o acesso ao transporte público para utilização de bens culturais, educação, lazer e entretenimento, incluindo o passe livre para jovens e estudantes.
O Plano Emergencial de Mobilidade
- 1.Redução da Tarifa do Bilhete Único
- 2.Criar linhas de ônibus/Vans internas aos bairros, com tarifa reduzida.
- 3.Criação do Passe Livre para desempregados e estudantes ainda não atendidos.
- 4.Operação Emergencial para os ônibus que hoje utilizam a Av. Brasil.
- 5.Implantação de Faixa Exclusiva para Ônibus na Linha Vermelha. Ida e Volta
- 6.Restaurar a Operação de todos os BRTs, reabrir estações, mais ônibus, melhorar o pavimento
- 7.Restaurar a Operação dos BRS’s
Propostas estratégicas
Veja as propostas estratégicas para debate, na construção mobilidade democrática e sustentável na cidade do Rio de Janeiro.
- Debater e construir, com ampla participação o Pacto Social pela Mobilidade, para um entendimento integrado das variáveis econômicas, sociais e ambientais da mobilidade urbana, as novas variáveis trazidas pela pandemia; e para pactuação das políticas de mobilidade, incluindo o financiamento e a política tarifária
- De maneira imediata implantar um Plano de Mobilidade Emergencial, com redução da Tarifa do Bilhete Único, novas linhas de ônibus/Vans internas aos bairros, com tarifa reduzida, Passe Livre para desempregados e estudantes ainda não atendidos
- Conformar efetivamente a Rede de Serviços de Transporte Públicos Coletivos, adequada às necessidades das pessoas e em apoio ao desenvolvimento urbano
- Implantar a integração plena BRT – Ônibus – Metrô – Trens
- Implantar Operação Emergencial para os ônibus que hoje utilizam a Av. Brasil e Faixa Exclusiva para Ônibus na Linha Vermelha. Ida e Volta
- Concluir e operar o BRT Transbrasil; restaurar a Operação de todos os BRTs, reabrir estações, aumentar o número de ônibus
- Buscar a qualificação e a receptividade das estações do sistema de transportes públicos e seus entornos
- Fomentar a sustentabilidade socioambiental, com redução de emissões e eficiência energética, tecnologia de qualidade veicular
- Manter e ampliar a malha cicloviária e locação pública de bicicletas, sobretudo nas zonas norte e oeste da cidade
- Destinar recursos para investimento, em melhoria e expansão dos serviços; para redução e subsídio de tarifas; para investimento tecnológico, melhoria da qualidade e capacitação do setor
- Reestruturar as áreas e as tarifas dos estacionamentos públicos da cidade, eliminando a intermediação atual da distribuição do tíquete de estacionamento, utilizando tecnologia da informação e preservando e valorizando o trabalho dos atuais guardadores e gerando recursos financeiros adicionais para custear novos benefícios aos usuários do sistema público de mobilidade
- Regular e fiscalizar os contratos de concessão de ônibus e BRT’s, buscando qualidade, transparência e menor custo para o usuário
- Dotar a CET-Rio de estrutura e orçamento para planejar e controlar de forma moderna o trânsito da cidade
- Reestruturar a gestão do sistema de mobilidade urbana, com controle, transparência e eficiência
Outras propostas para um sistema que assegure mobilidade com qualidade de serviço:
- Implantar a integração plena BRT – ÔNIBUS – METRÔ – TRENS
- Concluir e operar o BRT Transbrasil
- Mais ônibus e melhor qualidade dos BRT’s Controle e fiscalização das
concessões de ônibus e BRT’s - Novas redes cicloviárias seguras sobretudo na zonas norte e oeste da
cidade - Dotar a CET-Rio de estrutura e orçamento para planejar e controlar de
forma moderna o trânsito da cidade
Da Redação