Comunicado de PRC-IE (Italia) em apoio a Dilma e ao Brasil

Partito della Rifondazione Comunista Direzione Nazionale Area Esteri e Pace americalatina@rifondazione.it BRASIL: RIFONDAZIONE COMUNISTA CONDENA  O GOLPE CONTRA DILMA ROUSSEF. No dia 12 de maio passado o Senado da República…

Partito della Rifondazione Comunista
Direzione Nazionale
Area Esteri e Pace
americalatina@rifondazione.it

BRASIL: RIFONDAZIONE COMUNISTA CONDENA  O GOLPE CONTRA DILMA ROUSSEF.

No dia 12 de maio passado o Senado da República deu início ao processo político contra a Presidente da República Dilma Roussef, acusada de ter modificado  destinação de itens do balanço do estado.

Se criminalizou decisões políticas e administrativas e certamente não buscou atingir reatos de corrupção, como se quer  fazer acreditar. Não havendo crime, se trata de um golpe de Estado parlamentar, realizado por uma instituição na qual estão dezenas de parlamentares corruptos, contra a vontade de mais de 54 milhões de brasileiros que votaram Dilma.  Um roteiro já visto no passado contra os legítimos Presidentes seja em Honduras (2009) que em Paraguai (2012).

Durante os seis meses do julgamento, na qual a Presidente será suspensa de suas responsabilidades, os seus acusadores deverão encontrar as provas que não foram apresentadas nem na Câmara e nem no Senado, mas que paradoxalmente não houve necessidade para aprovar o começo do processo.

Graças a este golpe institucional, as forças políticas que traíram o governo, junto com aquelas que foram derrotadas na ultima eleição, criaram um governo farsa, totalmente ilegítimo.  Na sua cabeça esta o golpista Michel Temer, ex-vice de Dilma e marionete de Washington. Entre os novos ministros, sete são investigados por corrupção. No novo governo foram eliminados os ministérios da Cultura, Trabalho, Desenvolvimento Agrário (que atendia a agricultura familiar). Foram agrupados,  e  subordinados ao Ministério da Justiça (equivalente ao Ministério do Interior italiano) os precedentes ministérios da  Mulher, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos.

O Ministro da economia, de acordo com ala golpista da Federação das Indústrias de São Paulo, já anunciou a contra reforma das aposentadorias e do trabalho. O da Justiça comparou as manifestações de massas que acontecem em grande quantidade como ações de guerrilha, e como tal devem ser tratadas.

O neo-pentecostalismo fundamentalista assedia os ministérios da Educação e da Saúde.

Da época da ditadura militar não se conhecia um governo igual, com a ausência total de mulheres e afrodescendentes e um programa obscurantista e rigorosamente neoliberal.

Através do contágio do “vírus golpista”, a direita latino-americana busca reconquistar  governo e o poder, com o apoio da Administração Obama, que busca também enfraquecer  o bloco do BRICS (Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul).

O PRC-SE condena firmemente o golpe e reafirma sua solidariedade com o Partido dos Trabalhadores (PT), o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), os movimentos sociais e as forças progressistas que se unem contra o golpe e que se manifestam nas ruas.

O PRC-SE  apela a seus militantes e aos sinceros democráticos para que se mobilizem na defesa da democracia e contra o golpe no Brasil

PARTITO DELLA RIFONDAZIONE COMUNISTA – SINISTRA EUROPEA

Roma 15-5-2016

PT Cast