PT celebra acordo de paz entre governo da Colômbia e FARC – EP

Nos solidarizamos com a celebração do povo colombiano pelo recente anúncio de conclusão das negociações que culminaram em uma proposta de Acordo de Paz entre o governo da Colômbia e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército Popular (FARC – EP).

Saudamos as duas partes pelo seu esforço nestes quatro anos de negociações para lograr um acordo final que possa pacificar a Colômbia, reconciliar seu povo, resgatar o pleno respeito aos Direitos Humanos e promover a justiça e o retorno à normalidade dos milhões de afetados por estas décadas de guerra.

Da mesma forma saudamos o empenho dos governos de Cuba e Noruega que auspiciaram várias das reuniões entre as partes e atuaram como mediadores do processo, bem como os governos do Chile e da Venezuela que contribuíram com o seu acompanhamento e observação.

Desejamos que esta experiência possa se repetir o mais rapidamente possível por meio do diálogo do governo colombiano com outros grupos insurgentes como o Exército de Libertação Nacional (ELN) e o Exército Popular de Libertação (EPL).

Temos esperança de que no dia 4 de outubro, a ampla maioria da população colombiana, no plebiscito a se realizar, ratifique o acordo com um expressivo “SIM” e mais do que isso, colocando-se vigilante e mobilizado para que a paz não seja solapada por interesses políticos e econômicos mesquinhos daqueles que presentemente tem se oposto às negociações de paz.

A paz na Colômbia é uma vitória para todos nós latino-americanos e caribenhos e nos cabe, na medida de nossas capacidades, contribuir para a perenidade desta conquista.

Rui Falcão
Mônica Valente