O trânsito caótico é uma das principais queixas dos moradores de São Paulo, considerada a maior cidade da América Latina. Segundo a empresa TomTom Traffic, a capital paulista detém o pior trânsito do Brasil e está na 33ª posição entre 387 cidades avaliadas globalmente. Além disso, pesquisas indicam que 70% da população leva mais de uma hora para chegar ao trabalho.
Na tarde desta quarta-feira (23), após caminhada pelo bairro do Grajaú, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) discutiu suas propostas para a mobilidade urbana e destacou a promessa de construir a ponte Gaivotas-Graúnas. Essa obra foi, inicialmente, prometida pelo adversário de Boulos neste segundo turno em São Paulo, o atual prefeito e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), mas não foi levada adiante.
Em entrevista a emissoras locais e à comunidade do Grajaú, Boulos falou da importância de uma ponte sobre a represa Billings, ligando os bairros Gaivotas e Jardim Graúnas. A estrutura, com cerca de 1 mil metros, foi uma promessa de Nunes, mas, em quatro anos, apenas entulhos se acumularam no local, conforme o candidato do PSOL apontou em suas redes sociais, após visitar a área.
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Boulos explicou que a ponte reduzirá o tempo de deslocamento diário em até 50 minutos e aliviará o tráfego na Avenida Dona Belmira Marin. Ele mencionou a realidade enfrentada pelos moradores do Grajaú, que gastam cerca de três horas para irem e voltarem do trabalho.
O candidato à prefeitura de São Paulo também enfatizou a urgência de se investir em infraestrutura básica para melhorar a mobilidade urbana. Boulos citou problemas na Garagem do Gola Branca, onde motoristas enfrentam longas esperas, especialmente à noite. O deputado relatou que, na noite de quarta-feira (23), ficou parado por meia hora no local, criticando a disparidade na qualidade dos serviços públicos entre diferentes regiões da cidade.
Outro problema frequentemente relatado pelos moradores é a falta de ônibus. Muitos usuários esperam de 20 a 30 minutos para entrarem em um transporte coletivo lotado. Boulos garantiu que, se eleito, exigirá que as empresas cumpram seus contratos e coloquem toda a frota nas ruas.
O plano de governo do candidato propõe várias soluções para melhorar a mobilidade urbana e a qualidade do transporte público em São Paulo. As medidas incluem o aumento de faixas exclusivas para ônibus e motos, integração com trem e metrô, campanhas de educação no trânsito e a ampliação das principais avenidas. Ele também detalha de onde virá o financiamento para essas propostas.
Boulos e sua vice, Marta Suplicy (PT) – considerada a melhor prefeita em 40 anos pelos paulistanos – se comprometeram a implantar a tarifa zero gradualmente. Eles também pretendem ampliar políticas públicas para pedestres e ciclistas, sem reduzir a velocidade dos carros. Outra medida é a expansão de espaços exclusivos para ônibus, incluindo BRTs e corredores, visando melhorar a mobilidade e incentivar o uso do transporte público.
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Agenda de Campanha e “Caravana da Virada”
Boulos anunciou, no início da semana, que passaria todas as noites até o fim do pleito em uma “caravana da virada”, dormindo na casa de eleitores voluntários. Essa campanha tem mobilizado São Paulo, com debates ao ar livre e a participação ativa da comunidade.
Na noite de quarta (23), Boulos pernoitou no Edifício Dandara, no centro da capital, um imóvel público revitalizado que hoje abriga 120 unidades do programa Minha Casa, Minha Vida. Nesta quinta (24), ele visitou um projeto social e participou de um debate na Cidade Nitro Operária, além de almoçar no Mercado Municipal de São Miguel Paulista.
Para encerrar o dia, Boulos concede entrevista ao vivo no programa Chupim, da Rádio Metropolitana. No sábado (26), ele participa de uma grande caminhada na Avenida Paulista, passando pela Rua Augusta, de manhã, e por Heliópolis, à tarde.
Da Redação