O Brasil chegou a 64 medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015, no Canadá, nesta sexta-feira (17). A competição tem registrado resultados históricos para o País. Um deles foi a inédita medalha de ouro para o país nas lutas, com Joice Silva.
A natação também foi marcante, com direito a quebra de recorde e a uma polêmica desclassificação. O Brasil ainda foi bronze no ciclismo de pista. Com isso, a delegação brasileira nos jogos assegurou a terceira colocação no quadro geral de medalhas.
O jovem Brandonn Almeida herdou a medalha de ouro no 400m medley na natação, após Thiago Pereira ser desclassificado, em uma prova que rendeu muita discussão. Joanna Maranhão quebrou o recorde brasileiro dos 400m medley feminino, com o tempo de 4m38s07, que rendeu a medalha de bronze. No revezamento 4x200m livre, a equipe brasileira ficou com a prata.
Nas lutas, Joice Silva conseguiu uma virada emocionante sobre a adversária cubana e ficou com o ouro na categoria até 58kg da luta olímpica feminina. Na luta greco-romana, David Albino conquistou a medalha de bronze na categoria até 98kg.
Flavio Cipriano, Kacio Freitas e Hugo Osteti levaram o bronze na prova de velocidade por equipes. Para chegar ao pódio, eles superaram o trio da Colômbia.
O tiro esportivo brasileiro faturou mais duas medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto. Foi a vez de Julio Almeida e Cassio Rippel subirem ao lugar mais alto do pódio. Os resultados ainda garantiram vagas aos atletas nos Jogos Rio 2016.
A seleção brasileira feminina de handebol estreou nos Jogos Pan-Americanos e confirmou o favoritismo ao vencer Porto Rico por 31 x 21. Já no vôlei de praia, a dupla feminina Liliane e Carolina venceu por 2 x 1 as competidoras de Porto Rico Karen e Natalia, garantiram a primeira posição da chave B com 100% de aproveitamento e avançaram diretamente para as quartas de final.
Paralímpico – Já no Mundial Paralímpico de Natação, na Escócia, o Brasil levou dois ouros com a dupla Daniel Dias e Andre Brasil. Daniel venceu os 50m borboleta na classe S5, enquanto Andre foi campeão dos 100m costas S10. Os dois são contemplados com a Bolsa Pódio, do governo federal. Com os resultados, o Brasil soma 10 medalhas no Mundial, sendo seis de ouro e quatro de prata. O país está em quinto no quadro geral. A competição vai até domingo (19.07).
Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Ministério do Esporte