Partido dos Trabalhadores

Brasil vence Croácia na estreia

Após festa de abertura, a Seleção brasileira venceu a primeira partida da Copa do Mundo 2014

 

O verde e o amarelo tomaram conta das arquibancadas da Arena Corinthians, na abertura da Copa do Mundo, nesta quinta-feira (12). Mais de 60 mil pessoas lotaram o estádio para ver de perto a cerimônia de abertura e a partida inaugural do mundial. Com gols de Neymar Jr. e Oscar, a seleção venceu a Croácia por 3 a 1. A presidenta Dilma Rousseff acompanhou a cerimônia ao lado do vice-presidente Michel Temer e outras autoridades.

A cerimônia buscou resgatar os tesouros do Brasil: a natureza, a música e o futebol. No primeiro ato, o campo foi tomado por dançarinos representando a Flora brasileira. Vitórias régias em pula-pula, homens vestidos de árvores em pernas de pau, e outros elementos da natureza, dançavam em torno de uma imensa bola de LED, que mudava de imagem de acordo com o tema da apresentação. O ponto alto do ato foi a entrada de índios em canoas carregados por homens fantasiados de azul, representando as águas amazônicas.

O segundo ato foi marcado pela representação da diversidade musical brasileira. Dançarinos de frevo, capoeiristas, baianas de saias rodadas e gaúchos traziam o ritmo de cada região do país. Instrumentos tipicamente brasileiros como o reco-reco e o berimbau também foram espalhados pela arena.

Pequenos juízes sinalavam com cartões vermelhos o início do terceiro ato. Crianças fazendo embaixadinhas estampavam em suas camisas a bandeira de cada país participante. Ginastas fantasiados de bolas se erguiam no campo formando pirâmides. Ao final, todos se concentraram ao redor da bandeira brasileira.

Para fechar a apresentação, Cláudia Leitte, Jennifer Lopez e o rapper Pitbull saíram da bola de LED, agitando o ginásio ao som do Olodum para cantar a música oficial da Copa, We Are One. No encerramento, todos os dançarinos envolvidos na performance retornaram ao palco.

Hino nacional – Depois do aquecimento, as equipes entraram em campo para o início da partida. Tanto a torcida quanto a seleção brasileira deram continuidade a versão parcial do hino nacional. O Brasil começou o jogo em desvantagem, com o gol contra do lateral Marcelo. Aos 30 minutos do primeiro tempo, Neymar Jr. fez a rede balançar, empatando o jogo.

Após o retorno para o segundo tempo, o Brasil continuou com uma pequena vantagem tática sobre a Croácia, que voltou jogando mais recuada. Em uma jogada, aos 20 minutos, Fred sofreu pênalti, convertido em gol por Neymar. Com uma jogada iniciada no meio de campo, o meia Oscar fechou o placar em 3 a 1.

 

Por Camila Denes, da Agência PT de Notícias