Partido dos Trabalhadores

Brasil derrota a Colômbia e avança para as semifinais

Apesar da vitória, Seleção perde Neymar Jr. que foi contundido durante a partida e não jogará mais na Copa

Neymar foi contundido durante a partida e está fora da Copa

A seleção canarinho continua na Copa. O Brasil derrotou a Colômbia por 2 x 0 após uma difícil partida na Arena Castelão, em Fortaleza, nesta sexta-feira (04). Os gols foram de Thiago Silva, o capitão do time, aos sete minutos de jogo e de David Luiz, aos 23 minutos do segundo tempo. Agora só faltam mais duas vitórias para que a Seleção Brasileira conquiste a taça.

O atacante Neymar Jr. se feriu durante disputa de bola e está fora da Copa. Ele foi atingido com uma joelhada nas costas que fraturou-lhe uma vertebra. Segundo médicos da Seleção, ele ficará de quatro a seis semanas fora dos gramados.

O próximo adversário do time comandado por Felipão será a Alemanha, que derrotou a França por 1 x 0 em uma partida disputada mais cedo no Maracanã. A disputa entre brasileiros e alemães será no Mineirão, em Belo Horizonte, na próxima terça (08), às 17h. O vencedor desta partida já estará na final da Copa, no domingo seguinte (13), no Rio de Janeiro.

No jogo de hoje, a torcida se provou um diferencial do time brasileiro. O estádio estava com sua lotação máxima, 60 mil pagantes. Como já se tornou tradição, o público cantou o hino nacional à capela mesmo após o fim da execução oficial. Com gritos do público, desde o início do primeiro tempo a seleção canarinho pressionou os adversários. O Brasil liderou as estatísticas de posse de bola e de número de finalizações ao longo de toda a partida.  O gol veio de um escanteio logo aos sete minutos de partida, o mais rápido do País nessa Copa.

Segundo tempo – Já na segunda etapa da disputa, a Colômbia recuperou o ritmo de jogo, mas foi através das faltas, não do bom futebol. Logo na saída para o intervalo, os jogadores colombianos tentaram pressionar a arbitragem e houve um princípio de confusão. Os adversários cometeram e cavaram numerosas faltas. Por conta de uma falta na metade do tempo, Neymar levou uma falta forte e foi levado do campo direto para o hospital.

O Brasil, porém, provou que era o dono do jogo. David Luiz marcou aos 23 minutos da segunda fase, outro gol de bola parada. O bom desempenho do brasileiro lhe rendeu o troféu de Craque do Jogo. Os colombianos, porém, conseguiram diminuir a vantagem aos 10 minutos depois. O gol foi do artilheiro da copa James Rodriguez, que sai da competição com seis bolas na rede. Os últimos minutos da partida foram de pressão adversária, mas a Seleção manteve o resultado.

Combate ao racismo – O capitão da seleção brasileira, Thiago Silva, fez um discurso de combate ao racismo antes do início da partida. “Através do poder do futebol podemos livrar nossa sociedade do racismo e discriminação”, disse. O mesmo discurso foi feito na partida Alemanhã e França e será feito em todas as partidas daqui em diante para promover a campanha da Fifa #SayNoToRacism.

Por Bruno Bucis, da Agência PT de Notícias