Você sabia que o Brasil tem excelentes atrativos turísticos para Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Transgêneros e Travestis (LGBT)? Pois é. O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) iniciou a campanha “¡Trae Tus Colores!”, em Madri e Valência, para divulgar esses pontos.
“Esse é mais um passo importante para fortalecer o Brasil dentro do turismo LGBT e elevar sua participação em um dos mais relevantes segmentos de mercado de viagens no mundo”, explica o presidente da Embratur, Vicente Neto.
Para ele, é necessário que parcerias preocupem-se em receber bem esses turistas a partir de uma política estabelecida para o público LGBT, maior a cada ano. A partir daí, a Embratur pretende divulgar os atrativos de três destinos brasileiros: Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG).
Brasília é representada pela arquitetura, o turismo cívico e a parada do Orgulho LGBT, a maior da região Centro Oeste.
A capital mineira tem como atrativo ser uma cidade moderna, com opções para visitas, como o Circuito Cultural Praça da Liberdade e por ser a terceira cidade brasileira com mais estabelecimentos voltados ao segmento LGBT.
O Rio está à frente em muitas pesquisas e figura como o destino mais desejado do País, e um dos mais queridos do mundo. As belezas naturais, a diversidade cultural e o segundo maior roteiro LGBT do Brasil são alguns dos chamarizes.
Poder – De acordo com a Organização Mundial do Turismo, o público LGBT representa 10% dos viajantes e movimenta 15% do faturamento do setor. E tem mais. Enquanto o mercado mundial de turismo cresce 3,8% ao ano, o segmento avança a 10,3%.
“Notadamente é um segmento que possui um grande potencial para a geração de divisas para o Brasil”, avalia Vicente Neto. Segundo ele, o público LGBT apresenta gastos per capita mais elevados, em média, 30% superior ao turista heterossexual. “Nosso objetivo é ampliar a visibilidade e a participação do Brasil no segmento turístico LGBT mundial, aumentando a entrada de visitantes e de divisas por meio dessa parcela de turistas”, avisa.
Da redação da Agência PT de Notícias com informações da Embratur