O Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, será palco para jogo decisivo da seleção brasileira nesta segunda-feira (23). A disputa contra Camarões, às 17h, definirá quais times do Grupo A seguem para as oitavas de final da Copa do Mundo.
Projeto mais ambicioso de Oscar Niemeyer, Brasília enche os olhos dos turistas brasileiros e estrangeiros. A capital federal, conhecida por ter largas avenidas e diversas paradas turísticas obrigatórias, receberá 490 mil viajantes durante o mundial de futebol.
Para implantar melhorias e projetos, que ficarão como legado da Copa aos brasilienses, a capital federal recebeu cerca de R$ 2,1 bilhões em investimentos. Um bom exemplo é o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, concedido à iniciativa privada.
As obras para reforma e ampliação do terminal aéreo de Brasília começaram ainda em dezembro de 2012. Agora, o moderno aeroporto conta com duas novas alas e 29 pontes de embarque, além de novos balcões de check-in, esteiras de bagagem, vagas de estacionamento, entre outras novidades.
Com a ampliação, o aeroporto de Brasília passa de 60 mil para 110 mil metros quadrados². Desta forma, a capacidade do terminal quase dobrou e agora é possível atender até 25 milhões de passageiros por ano.
Os acessos à Capital Federal também receberam melhorias. No lugar do Balão do Aeroporto, onde passam cerca de 80 mil carros ao dia, foram construídas passagens subterrâneas e a rotatória foi reformulada. Nesta obra, investimento total do governo do Distrito Federal foi de R$ 53 milhões.
Além disso, o viaduto da Avenida W3 Sul, utilizado por muitos para acesso à cidade, foi concluído. A construção faz parte do projeto do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) e estava parada desde 2010, por determinação judicial.
O Distrito Federal também entregou o BRT Expresso Sul, um corredor exclusivo para ônibus entre a cidade satélite Gama e a rodoviária central de Brasília. Este trajeto era feito pelo transporte público em quase 90 minutos e agora pode ser concluído em menos de 40 minutos.
Mané Garrincha – Inaugurado em maio de 2013, o Estádio Nacional de Brasília foi eleito como o mais bonito do Brasil pelo Prêmio Destaque Companhia de Viagem 2014. A arena tem capacidade para 72 mil pessoas e foi projetada para receber, além de partidas de futebol, eventos de diversos tipos.
O Mané Garrincha tem conceito sustentável deste o início das obras, quando foram utilizados materiais recicláveis. Além disso, a arena conta com projetos para captação de energia solar e água da chuva.
Exemplo de sustentabilidade, o Estádio de Brasília gera mais energia solar que 11 nações participantes da Copa, segundo a ONG britânica ‘Practical Action’.
Por Mariana Zoccoli, da Agência PT de Notícias