Partido dos Trabalhadores

Brasil ocupa o terceiro lugar no quadro de medalhas do Pan

Delegação brasileira nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015 conquistou 55 pódios e está atrás apenas de Canadá e Estados Unidos em número de medalhas

A delegação brasileira nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015, no Canadá, alcançou a marca de 55 medalhas conquistadas até esta quarta-feira (15). Com isso, o Brasil ocupa o terceiro lugar no quadro de medalhas, ficando atrás apenas do Canadá, anfitrião do evento, e dos Estados Unidos.

São 16 ouros, 14 pratas e 25 bronzes em diversas modalidades, como badminton, levantamento de peso, natação, polo aquático, tiro esportivo, remo e ginástica artística. Só neste quinto dia de competições, os atletas brasileiros somaram mais 14 medalhas, quatro delas de ouro.

A natação brasileira voltou a brilhar em Toronto, com três ouros e Thiago Pereira batendo recorde de medalhas. Nos 200m livre, a equipe masculina conquistou medalha de ouro com João de Lucca. Nos 200m peito, dois atletas no pódio: ouro para Thiago Simon e bronze para Thiago Pereira.

No revezamento 4x200m livre, a equipe masculina, composta por João de Lucca, Luiz Melo, Nicolas Oliveira e Thiago Pereira, conquistou a medalha de ouro. Leonardo de Deus ficou com o bronze na final dos 200 m costas. Já nos 200m livre feminino, o Brasil foi bronze com Manuella Lyrio.

O badminton brasileiro termina o Pan com melhor resultado da história. Foram duas medalhas de prata nas duplas para o Brasil, com Lohayny e Luana Vicente no feminino, e Hugo Arthuso e Daniel Paiola no masculino. As conquistas mostram a evolução de um esporte pouco conhecido no País e que vem ganhando espaço no cenário continental.

Fernando Saraiva conquistou a medalha de ouro na categoria acima de 105kg do levantamento de peso. Já Mateus Gregório ficou com a prata na 105kg. No remo, Fabiana Beltrame faturou a prata no skiff individual peso leve. Já no tiro esportivo, Emerson Duarte foi medalha de prata na final da pistola tiro rápido 25 m.

O brasileiro Caio Souza conquistou a medalha de bronze no salto da ginástica artística. Na trave, Julie Simon terminou em quarta e Flávia Saraiva em quinto. No solo, Daniele Hypólito ficou em oitavo e Flávia Saraiva em sexto.

A equipe masculina de polo aquático não conseguiu vencer os Estados Unidos na final e ficou com a medalha de prata.

E 7 x1 foi o placar do jogo do Brasil contra o Equador. Mas, desta vez, foi a seleção brasileira quem aplicou a goleada, pela segunda partida do Grupo B. Esta foi a segunda vitória da seleção feminina nos Jogos Pan-Americanos de Toronto.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Ministério do Esporte