O Brasil conquistou mais medalhas nos Jogos Pan-Americanos em Toronto, no Canadá, neste sábado (18) e domingo (19), alcançando a marca de 89 pódios e se mantendo em terceiro lugar no quadro geral de medalhas.
O País garantiu o pentacampeonato na ginástica rítmica e bicampeonato no pentatlo moderno. Na natação, Thiago Pereira tornou-se o maior medalhista de todos os tempos em Jogos Pan-Americanos, com 23 medalhas.
Com o desempenho no Pan, Joanna Maranhão voltou a ser a 14ª do mundo nos 400m medley, e leva para casa duas medalhas de bronze e prata.
Henrique Rodrigues conquistou o ouro nos 200m medley e quebrou o recorde pan-americano, baixando a marca de 1min57s79 para 1min57s06 e estabelecendo o terceiro melhor tempo do mundo em 2015 na prova.
Na disputa do pódio dos 1.500m, Brandon Almeida bateu na terceira colocação. E no revezamento 4 x 100m medley, o time formado por Daynara de Paula, Larissa Martins, Etiene Medeiros e Jhennifer Conceição garantiu o bronze.
Outra medalha brasileira foi a prata de Adriana Silva, que completou o percurso da maratona de 42 quilômetros em 2h35min40s. Menos de dois minutos depois da campeã Gladys Tejada. A peruana venceu a prova em 2h33min03s, e estabeleceu novo recorde pan-americano. A marca anterior pertencia anteriormente a Adriana, 2h36min37s.
Na vela, duas medalhas: prata para Robert Scheidt, na categoria laser, e bronze para Fernanda Decnop, na categoria laser radial. Enquanto Scheidt conquista sua quinta medalha em jogos pan-americanos, esta é a primeira vez de Fernanda.
Depois de um dia inteiro de provas intensas de esgrima, natação, hipismo, tiro esportivo e corrida, a medalhista olímpica Yane Marques conquistou o bicampeonato pan-americano do pentatlo moderno neste sábado (18).
O domingo (19) será de disputas decisivas para o Brasil. Nas semifinais do vôlei de praia masculino, contra Cuba, e feminino, contra a Argentina. Já no basquete feminino, as brasileiras disputam uma vaga na final contra as canadenses, donas da casa.
As meninas do basquete se credenciaram à semifinal após uma vitória incontestável sobre a República Dominicana, sábado, pelo placar de 73 a 54.
Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da Agência Brasil e Ministério do Esporte