O Brasil conseguiu alcançar todos os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) em relação à pobreza e à fome. A afirmação é da especialista do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) Renata Rubian.
Em entrevista à Rádio ONU, em Nova York, a especialista avaliou que o Brasil buscou metas muito mais ambiciosas que aquelas determinadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
“Por exemplo, a meta de redução da pobreza no Brasil não é de 50%, a meta de redução do Brasil que o governo adotou é de reduzir a 25% a incidência da pobreza extrema”, explicou Renata.
“A meta de redução da fome no Brasil também não é de redução de incidência de 50%. É uma meta de erradicação da fome”, completou.
Os ODM foram estabelecidos pela ONU há 15 anos. Em 1990, cerca de 35% dos brasileiros viviam na extrema pobreza no Brasil. Em 2008, o dado passou para 4,8%, apenas.
Na avaliação de Renata Rubian, o Fome Zero e o Bolsa Família, programas que, atualmente, são referência internacional, são exemplos de sucesso do Brasil no combate à fome.
“O que a gente vê é que o Brasil já atingiu a meta internacional de redução da pobreza extrema, de US$ 1,25 (por dia de trabalho)”, avaliou a especialista.
No entanto, Renata reconhece que o Brasil ainda tem desafios a serem vencidos no Nordeste e Norte do País, onde ainda há registros agudos e crônicos de pobreza extrema.
Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Portal Brasil