Um grande Ato em Defesa da Democracia e do Direito de Lula ser Candidato será realizado durante o julgamento do habeas corpus do ex-presidente em Brasília (DF) nesta quarta-feira (4), no Supremo Tribunal Federal (STF). A concentração começará a partir de 12h no estacionamento do Teatro Nacional.
Também serão organizados atos em quase todos os estados do Brasil, confira a agenda completa.
“É fundamental mobilizar o maior número de pessoas possível para essa manifestação. Precisamos mostrar a força dos movimentos de esquerda a favor da democracia e pelo direito de Lula de ser candidato”, afirmou o senador Paulo Rocha (PT-PA).
O ato pró-Lula ocorrerá apenas do lado lado norte da Esplanada dos Ministérios, voltado para a via N1, do lado esquerdo em relação a frente do Congresso Nacional. Não estão liberados balões, tendas, projetores laser, infláveis e nem hastes de bandeiras (paus, canos de PVC, etc).
De acordo com o secretário de Organização do PT-DF, Jacy Afonso, os manifestantes a favor e contra o ex-presidente serão separados por uma pequena cerca na Esplanada dos Ministérios, onde também ficarão policiais. Essa divisão ocorreu durante a votação do impeachment da presidenta eleita Dilma Rousseff, em 2016.
“Com a manifestação, vamos mostrar à população que estamos na luta para que seja cumprida à Constituição Federal”, explicou Jacy. De acordo a Constituição brasileira, é vedada a prisão antes do trânsito em julgado da sentença penal condenatória.
O pedido de habeas corpus da defesa de Lula, para que ele aguarde em liberdade até que o processo seja julgado em todas as instâncias judiciais, será analisado pelo plenário do STF na quarta-feira.
Na noite desta terça-feira, às 19h, também em Brasília, ocorrerá uma vigília na Catedral como parte dos atos em apoio ao ex-presidente.
Parlamentares do PT divulgaram vídeos convocando a população a participar das mobilizações:
Da redação da Agência PT de notícias