Partido dos Trabalhadores

Câmara e Senado investigam assassinato de menino por conflito agrário

Jonatas Oliveira, 9 anos, morto a tiros na Zona da Mata de Pernambuco, era filho de líder rural. Presidentes das Comissões de Direitos Humanos do Senado e da Câmara realizam diligência para investigar o caso

Edton Lima

Câmara e Senado investigam assassinato por conflito agrário de menino de 9 anos em Pernambuco

As Comissões de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados e do Senado Federal investigam o assassinato do menino Jonatas Oliveira, de 9 anos, em uma comunidade do Engenho Roncadorzinho, em Pernambuco. Nesta sexta-feira, 18, o deputado federal Carlos Veras (PT/PE) e o senador Humberto Costa (PT/PE) participam de uma diligência no município de Barreiros.

Os presidentes das comissões vão acompanhar as apurações sobre o crime brutal contra a criança, que foi assassinada no dia 10 de fevereiro a sangue frio enquanto tentava se esconder embaixo da cama, em casa. Retrato de mais um conflito agrário do desgoverno de Bolsonaro, o crime aconteceu onde há disputa judicial entre proprietários de terra e trabalhadores rurais.

“Foi um crime bárbaro Uma criança foi morta por homens encapuzados dentro de sua própria casa. Não vamos descansar até que as respostas sejam dadas e que o crime seja punido com rigor.  Não podemos permitir mais atos de violência na região, que tem sofrido bastante com uma série de conflitos”, ressalta o senador Humberto Costa.

O pai de Jonatas, Geovane da Silva Santos, era líder rural e presidente da Associação dos Agricultores do Engenho Roncadorzinho. Ele foi baleado no ombro durante o crime. O assassinato de Jonatas foi o segundo episódio de violência ocorrido desde o ano passado contra a família, que teve a casa invadida e roubada por criminosos em 2021.

A aprovação de posse de arma em área rural acentuou a violência no campo, onde índios e trabalhadores são alvos de milícias de fazendeiros e ruralistas.

De acordo com o pai do menino, sete homens cometeram o crime. Como eles estavam encapuzados, o líder rural não identificou os autores do homicídio. O promotor de Justiça de Barreiros, Júlio César Cavalcanti Elihimas, disse que o caso é “típico de atividade de grupo de extermínio e pistolagem”.

Ouça o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, deputado federal Carlos Veras, sobre as investigações do assassinato:

Dois homens foram presos temporariamente e um adolescente, de 15 anos, foi apreendido por suspeita de envolvimento no crime e tentativa de homicídio do pai de Jonatas. Ainda há um quarto suspeito, porém está preso desde 2018.

Além do senador Humberto Costa e o deputado Carlos Veras, estão na comitiva o deputado estadual Doriel Barros (PT), as codeputadas Juntas (PSol-PE), o deputado e líder do governo na Alepe, Isaltino Nascimento (PSB), o deputado João Paulo (PT) e a vereadora Liane Cirne (PT).

O procurador-geral de Justiça de PE, o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB de Pernambuco, Renan Castro, a juíza e conselheira da Associação Juízes para a Democracia, Renata Nóbrega, e representantes movimentos sociais, como a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e a Fetape, também estarão presentes.

Da Redação, com informações do G1