Na tarde desta sexta-feira, dia 13 de novembro de 2020, em Cachoeiro de Itapemirim/ES, a candidata à vereadora pelo Partido dos Trabalhadores, Elisângela Altoé, foi violentamente agredida pelo empresário Robson Salles Gratival. A agressão ocorreu quando a candidata percorria o Bairro Novo Parque, na cidade, durante a campanha eleitoral.
Diante da violência, a candidata precisou de socorro médico junto a Santa Casa de Misericórdia da cidade, para exames, considerando o impacto na cabeça e no braço. O estado de saúde é estável.
A violência sofrida por Elisângela representa um ataque direto às mulheres, pela covardia existente na atitude repugnante, nefasta e cruel no Estado que possui índices alarmantes de brutalidade de gênero.
Representa violência contra a democracia porque não se respeita aquele que pensa diferente, nem o processo eleitoral em curso que discute justamente os problemas da cidade.
Constitui agressão à liberdade expressão, princípio constitucional fundamental de exercício pleno por todos, afinal, a agressão tem por objetivo o silêncio do outro, principalmente quando não se é capaz de conviver com o outro.
É uma violência contra toda a sociedade pluralista, a cidadania, a dignidade e os objetivos fundamentais de se construir uma sociedade livre, justa e solidária.
Todas as medidas judiciais cabíveis serão tomadas frente a agressão covarde, injusta, arbitrária, machista, cruel e repugnante sofrida por Elisângela Altoé, a fim de que atos como esses não continuem sendo tão cotidianos no Estado do Espírito Santo.
No entanto, não bastam as medidas judiciais. Atitudes de violência, como a ocorrida com a companheira Elisângela Altoé, precisam ser repugnadas todos os dias, em cada ato ou gesto discriminatório, pois a violência representa a barbárie. É o último recurso de quem não consegue conviver os diferentes, por mais iguais que sejam, em direitos e obrigações, por mais desiguais que sejam quando a diferença os inferioriza ou a desigualdade os descaracteriza.
JACKELINE OLIVEIRA ROCHA
Presidenta Estadual do Partido dos Trabalhadores
DIREÇÃO ESTADUAL DO PARTIDO DOS TRABALHADORES – ESPIRITO SANTO