Partido dos Trabalhadores

Candidato a prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão se compromete com justiça social e investimentos

“Os fortalezenses têm uma condição ímpar nesse ano de 2024 de eleger um prefeito alinhado com o governador Elmano de Freitas, com o ministro (da Educação e ex-governador) Camilo Santana e com o presidente Lula”, disse Leitão, ao Café PT

Reprodução/TvPT

O candidato Evandro Leitão e a apresentadora Poliana Régia

“Quero cuidar das pessoas fazendo justiça social, descentralizando os investimentos e dando acesso aos programas sociais àqueles que mais precisam. Estamos na política para servir e não para ser servidos, para olhar para todos, mas com um olhar especial para os mais vulneráveis. Essa é a essência da política, é poder dar oportunidades às pessoas. Tenho absoluta convicção que vamos ter êxito nesse projeto”. A síntese foi feita pelo candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza (CE), o deputado estadual Evandro Leitão, em entrevista ao programa Café PT, da TvPT, desta sexta-feira (9). Evandro foi referendado na convenção ocorrida no último sábado (3) com a presença do presidente Lula.

“Foi um privilégio ter o presidente na minha convenção por tudo o que ele representa na vida pública. É uma figura histórica, um líder nato, um exemplo de liderança que transformou o Brasil. Sua presença não só reforça a importância da nossa candidatura mas também demonstra a confiança que ele está depositando em nosso projeto aqui em Fortaleza”, ressaltou ele à jornalista Poliana Régia.

“Os fortalezenses têm uma condição ímpar nesse ano de 2024 de eleger um prefeito alinhado com o governador Elmano de Freitas, com o ministro (da Educação e ex-governador) Camilo Santana e com o presidente Lula. Não é um alinhamento qualquer, é para a gente conseguir verdadeiramente melhorias para a nossa capital”, assinalou.

Orgulhoso de dizer que é filiado ao PT e entusiasmado com o apoio de sete partidos – PSB, Republicanos, PSD, MDB, PP, além da federação que tem o PV e o PCdoB – e com a possibilidade de ter o PT governando Fortaleza em parceria com o governador petista Elmano de Freitas e o presidente Lula, Evandro sonha com o partido liderando as três esferas do executivo.

Leia mais: Pedro Tourinho: “Campinas é uma cidade que só tem destino que é ser modelo para o Brasil”

As parcerias com os governos federal e estadual serão fundamentais para a implementação ágil e sólida de programas, ações e projetos. “Eu preciso mais do que nunca para fazer esse trabalho de reconstrução, trabalhar em parceria para melhorar a educação, a saúde, infraestrutura, mobilidade, a questão habitacional que tem um tem um déficit enorme, a questão da segurança. Não irei me esquivar dessa responsabilidade. Todas essas políticas eu vou precisar desse alinhamento”, sublinhou.

Em um ano e meio de governo, o presidente Lula esteve seis vezes no Ceará, o que demonstra que o Nordeste e o estado do Ceará são fundamentais para o governo federal. “Lula vem e sempre faz anúncios importantes”, assinalou o candidato, ao se dizer grato como cearense de ter a possibilidade de ser prefeito da cidade em que nasceu, cresceu e mora. “Para mim é momento especial. Como Lula disse (na convenção), a partir de janeiro de 2025 se nos derem a honra de administrar nossa cidade, teremos um prefeito e um amigo”, lembrou.

Foco na segurança e escolas em tempo integral

Metrópole com aproximadamente 2,5 milhões de habitantes, Fortaleza tem 121 bairros. “A prefeitura tem que ir para os bairros, tem que saber das necessidades das pessoas, tem que estar nas comunidades, e é dessa forma que eu quero fazer”, declarou, ao reforçar que o alinhamento com o governador Elmano e com o governo federal é algo extremamente importante para obter bons resultados nas estratégias a serem traçadas em áreas fundamentais como a segurança pública.

Na educação, Evandro projeta a transformação de todas as escolas do ensino fundamental em tempo integral, assim como o governo do estado está fazendo. Quase 80% das escolas estaduais são em tempo integral.

“E precisamos criar vagas nas creches porque temos represado algo em torno de 10 mil vagas e isso impacta diretamente nas mães e pais que não tem onde deixar suas crianças, dificulta muito para que esses pais trabalhem e tenham renda”, observou, ao falar da elaboração de seu plano de governo com muito diálogo com os partidos da base aliada.

Leia mais: Governo Lula lança cartilha para ampliar a participação política das mulheres

“São oito partidos envolvidos diretamente desde a escolha da minha vice até na escolha do programa de governo. Isso tudo está sendo construído, eu não acredito em nada que é feito de forma individualizada e imposta, acredito muito em construção e decisões coletivas, não utilizando a primeira pessoa do singular mas sim a primeira pessoa do plural”, sublinhou.

Ele lembrou da fala do presidente Lula na convenção. “Evandro, conte comigo, eu só quero que você apresente os projetos em Brasília para que a gente possa estar liberando os recursos para esse déficit habitacional que Fortaleza tem, para que a gente aumentar as vagas nas creches e tirar essas 10 mil crianças que estão em filas de creche, para ampliar a atenção básica, investir na saúde mental”, relatou. Evandro avalia que há muitas políticas públicas ineficientes. “É importante fazer investimentos mas tão importante quanto isso é botar para funcionar o que já existe. Não adianta ter postos e mais postos se falta médico, se falta remédio”, apontou.

Prioridade para mulher na chapa

Evandro é um entusiasta da protagonismo feminino e revelou que tinha como prioridade ter uma mulher em sua chapa. “Eu jamais poderia prescindir de uma mulher na minha chapa. A deputada Gabriela é uma jovem médica geriatra com experiências na rede pública de Fortaleza. Sábado na convenção eu disse que ela vai arrasar e vai mesmo. Vamos fazer um grande trabalho na prefeitura de Fortaleza”, salientou Evandro ao relatar programas implementados pela Assembleia Legislativa do Ceará sob sua presidência.

“Quando assumi tínhamos seis cidades com unidades da Procuradoria Especial da Mulher. Hoje, dos 184 municípios, temos 137 com uma unidade. Até 31 de dezembro eu quero universalizar, todos os municípios do estado do Ceará terão uma Procuradoria”, revelou, ao contar que 50% dos cargos comissionados sob sua coordenação são ocupados por mulheres e também sobre o Centro de Atendimento ao Desenvolvimento Infantil que acolhe mais de 100 crianças com transtorno de espectro autista.

A partir dessas experiências, Evandro quer implantar unidades em Fortaleza que possam fazer a prevenção e também o acolhimento a mulheres vítimas de violência e também ter uma unidade de atendimento às crianças autistas em cada uma das 12 regionais.

Ceará Sem Fome

Evandro destacou também os projetos de lei aprovados na Assembleia e ressaltou, nos últimos 18 meses, o Ceará tirou 600 mil pessoas da extrema pobreza através dos programas de transferência de renda e também através do programa chamado Ceará Sem Fome.

“Esses programas de transferência de renda foram discutidos debatidos de forma extremamente democrática e participativa por todos os deputados e eu capitaneei todo esse trabalho que teve o meu voto para que a gente pudesse aprovar essas leis”, salientou, ao citar que o governador Elmano de Freitas enviou para a Assembleia o que Evandro acredita ser uma das mais importantes iniciativas que é a universalização, até 2026, de todas as escolas do estado do Ceará em escolas tempo integral.

Evandro contou com orgulho do curso preparatório para o Enem que a Assembleia criou, quando ele assumiu a presidência em 2021, e já teve mais de três mil jovens aprovados. Ele fala também com entusiasmo sobre o ex-governador do Ceará e atual ministro da Educação, Camilo Santana, que consolidou a educação de qualidade no estado e se tornou “referência não só para o Brasil mas para o mundo”, assinalou, ao contar que das 100 melhores escolas públicas do ensino fundamental do Brasil, 82 são do estado do Ceará.

“E as 20 primeiras são nossas. No ensino médio, das 100 melhores, de 54 são nossas”, disse ele ao falar da instalação do ITA em Fortaleza e de seis Ifes no estado, sendo dois em Fortaleza.

“São líderes como o ex-governador Camilo que nos inspiram para estar na vida pública, e é isso que eu quero fazer aqui em Fortaleza, o que foi feito no estado do Ceará eu quero fazer aqui em Fortaleza”, enfatizou.

Da Redação