Em tempos da disseminação de notícias falsas pela internet, a luta por uma sociedade mais justa e igualitária faz-se mais necessária do que nunca. Para fortalecer a atuação da militância do PT na causa democrática e ampliar os laços entre candidatos da legenda, filiados, simpatizantes, o partido criou a Casa 13, um espaço virtual de interação e instrumento de disputa política.
Plataforma essencial para a pré-campanha de 2020, a Casa 13 reúne, em um site amplo e completo hospedado pelo PT, desde dados sobre as realizações dos governo de Lula e Dilma, organizadas por estado e município, até orientações jurídicas para a pré-campanha de candidatos e informações sobre programa de governo, combate às fake news e cursos de formação.
Para acessar e baixar todo o conteúdo da plataforma, o usuário precisa acessar o site do PT e confirmar a atualização do cadastro. Feita a atualização, o militante terá acesso ao conteúdo integral da Casa 13. Lá, serão encontrados materiais para baixar, geradores de card e outros conteúdos e noticias do partido que servirão de base para embates políticos.
Os cards, vídeo e jingles disponíveis abrangem todas as bandeiras históricas de luta do PT, do combate ao racismo à defesa dos povos indígenas, passando pela proteção do meio ambiente e o fortalecimento da saúde e da educação, entre muitos outros.
Elas por Elas, a luta das mulheres
O site conta ainda com a seção Elas por Elas na Política, um espaço criado pela Secretaria Nacional de Mulheres para fortalecer a inserção da mulher na luta política. O ‘Elas por Elas’ oferece suporte às mulheres candidatas pelo PT, por meio de ações de qualificação e empoderamento. O suporte inclui apoio com formação e acompanhamento político, em comunicação e nas áreas jurídica e contábil.
“Sair candidata não é uma coisa simples, você disputa, você abre mão da sua vida pessoal, deixa seus filhos o seu trabalho, você se coloca à disposição”, observa a secretária Nacional de Mulheres do PT, Anne Moura. “Foi pensando nestas mulheres que criamos uma plataforma feminista para debater e ter todo o acompanhamento necessário”, diz Anne Moura.
“Quando as mulheres conseguem transformar suas pautas em realidade, melhoram a vida de todo mundo, por isso a importância de garantir a participação feminina na política”, afirma a presidenta do PT e deputada federal (PR), Gleisi Hoffmann.
Além de todas as informações necessárias para realizar uma campanha, ainda há artigos, vídeos e espaços com conteúdos de diversidade para mulheres LBT, negras e jovens.
Fake News
O Casa 13 também incluiu na plataforma um espaço de combate às fake news. Lá, o usuário poderá obter instruções e criar uma central exclusiva para desmentir noticias falsas, a exemplo da seção Verdade na Rede, hospedada no site do PT. O usuário poderá adquirir um chip com um numero exclusivo para receber denúncias de fake news e utilizar o WhatsApp para fazer os desmentidos. Além disso, o militante poderá consultar o Departamento jurídico do partido, se for o caso.
A Casa 13 também abriga informações sobre os cursos e conteúdos da Fundação Perseu Abramo, do PT, como o curso de comunicação digital, focado em redes sociais e também para o combate ao fascismo e à disseminação de fake news.
Da Redação