Faltando dois dias para o julgamento em segunda instância do processo injusto ao qual o ex-presidente Lula é submetido, centenas de comitivas de todo o país já chegaram a Porto Alegre.
A Frente Brasil Popular calcula em 25 mil pessoas os manifestantes que já haviam chegado à capital gaúcha até o início da tarde do dia 23. São esperadas cerca de 300 caravanas de todo o país, de Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, entre outros locais.
Vários movimentos já se dirigiram para o Anfiteatro Por do Sol, onde o MST montou acampamento.
O PT Paraná organizou 43 ônibus, além da militância que viaja de forma independente. Estima-se que 2.300 manifestantes paranaenses estarão em Porto Alegre nos dias 23 e 24 de janeiro. A caravana da juventude do Paraná foi uma das primeiras a chegar, após sair na noite de sábado.
A caravana das Mulheres saiu na manhã desta segunda-feira (22), de Curitiba. Com as palavras de ordem “Democracia atacada, mulheres mobilizadas!”, o ônibus das paranaenses é formado por mulheres de diversos movimentos feministas do PT, PCdoB, MMM e UBM.
A caravana de Brasília saiu com animação para enfrentar 25 horas de viagem.
A caravana de Teresina saiu com 58 lutadoras e lutadores do Piauí para defender a democracia brasileira, a justiça social, o projeto democrático e popular e o direito de Lula ser Candidato. São 3.760 quilômetros de estrada, a serem percorridos em mais ou menos 45 horas de viagem.
A Caravana da Terra, que está passando por assentamentos e comunidades rurais em Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Santa Catarina e está sendo organizada pela Secretaria Agrária Nacional do Partido dos Trabalhadores, deve chegar nos próximos dias.
Uma caravana também saiu de Olinda, em Pernambuco, para enfrentar quase 4.000 quilômetros de estrada.
O grupo dos 11 de Petrópolis deve sair do Rio de Janeiro na noite desta segunda-feira (22).
Uma caravana saiu de Maringá, no Paraná, ainda nesta segunda-feira, e deve chegar em breve a Porto Alegre
Da redação da Agência PT de notícias