O cantor e compositor Chico Buarque de Hollanda prestou solidariedade à família Lula da Silva pela perda de Genival Inácio da Silva, o Vavá, irmão do ex-presidente, e manifestou indignação diante do claro desrespeito à lei por parte das autoridades do poder judiciário brasileiro, que não permitiram que Lula fosse ao enterro do irmão. Chico disse: “minha solidariedade ao Lula pela perda do Vavá. E meu repúdio à Justiça pelo cinismo e pela covardia”.
A declaração de Chico Buarque evidencia o estado apodrecido de coisas que tomou conta do poder judiciário brasileiro. A perseguição a Lula só faz aumentar, enquanto o Brasil agoniza entre crimes-catástrofes e exílios políticos contemporâneos decorrentes de violência e do estímulo à violência pelos próprios agente que se instalaram no poder.
Chico Buarque, que lutou contra a ditadura e enfrentou generais em um dos períodos mais sórdidos do Estado brasileiro, volta a emprestar sua voz para denunciar o arbítrio e a pusilanimidade que grassa entre agentes do poder público, covardes e desconectados da pressão internacional pela garantia dos direitos do ex-presidente Lula.
Por Brasil 247