O candidato à presidência da Câmara dos Deputados pelo Partido dos Trabalhadores, Arlindo Chinaglia, lançou um site com as propostas do petista para a gestão da Casa.
Entre as sugestões do parlamentar para o biênio 2015/2016 estão a ampliação do diálogo com a sociedade, a garantia da presença feminina na Mesa Diretora e a criação do programa Parlamento Feminino, como forma de incentivar a participação das mulheres na política.
Além disso, Chinaglia diz que garantirá a implantação efetiva das emendas parlamentares, sugere a equiparação dos vencimentos dos titulares dos Três Poderes, a criação de uma comissão pluripartidária para acompanhar o processo de realização dos Jogos Olímpicos de 2016, o reajuste da verba de gabinete, entre outras questões.
Na abertura do portal, o deputado apresenta uma carta aos demais parlamentares e afirma ser preciso garantir uma Câmara dos Deputados democrática.
“Precisamos da garantia de uma Câmara democrática, sem imposições externas ou até mesmo internas, para desempenharmos o nosso papel, legitimados pela vontade popular”, diz o deputado, no site.
O anúncio da candidatura de Chinaglia à presidência da Câmara dos Deputados foi feito em dezembro pelo líder da bancada do PT na Casa, deputado Vicentinho (SP). O petista tem apoio do PCdoB e Pros. Ele concorrerá ao cargo contra Eduardo Cunha (PMDB) e Júlio Delgado (PSB).
Campanha – Chinaglia visitou, na primeira semana de campanha à presidência da Câmara dos Deputados, Vitória, no Espírito Santo, e a capital do Rio de Janeiro. Em seguida, o deputado percorreu diversos estados do Nordeste como Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia e Sergipe.
Nesta semana, Chinaglia faz campanha em Curitiba e em Porto Alegre. Na segunda-feira (19), ele se reuniu com o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), acompanhado pelo ex-ministro dos Esportes Orlando Silva (PCdoB) e dos deputados federais eleitos Ênio Verri (PT), Toninho da Fazenda (PT) e Aliel Machado (PCdoB).
Nesta terça-feira (20), ele estará com parlamentares na capital do Rio Grande do Sul. Durante a tarde, Chinaglia se reunirá com o governador do estado, José Ivo Sartori (PMDB).
Por Mariana Zoccoli, da Agência PT de Notícias