A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) iniciou, na quarta-feira (4), novas ações para promover a inclusão produtiva no estado de Sergipe. A iniciativa visa executar atividades do Plano Brasil Sem Miséria na região.
Para isso, a companhia contratou uma equipe de engenheiros e técnicos agropecuários, no valor de R$ 358,8 mil. Eles auxiliarão a Codevasf pelos próximos oito meses a estruturar atividades produtivas do programa Desenvolvimento Regional Territorial Sustentável e Economia Solidária, integrante do Plano Brasil Sem Miséria.
De acordo com o superintendente regional da Codevasf, em Sergipe, Said Shoucair, um dos objetivos da companhia é levar as iniciativas governo federal à população. Para ele, as ações do Brasil Sem Miséria são importantes para o desenvolvimento da região.
A equipe contratada deverá identificar diferentes aptidões de comunidades rurais em Sergipe, mobilizar parcerias, selecionar beneficiários e capacitar tecnicamente membros de comitês gestores municipais
Além disso, os engenheiros e técnicos agropecuários acompanhará atividades como apicultura e de agricultura irrigada, já em andamento.
O segmento da apicultura, por exemplo, recebeu investimentos de R$ 1 milhão para distribuição de kits com colmeias e materiais para produção de mel e pólen a 266 famílias de 11 municípios de Sergipe. A meta da Codevasf é contemplar ainda no primeiro semestre de 2015, no total, 300 famílias, com a distribuição de três mil colmeias.
Além disso, a companhia também distribui kits de irrigação aos produtores da região. O material é destinado ao plantio de frutas e hortaliças com pouca água e tecnologia de baixo custo. Até janeiro, foram implantados 116 kits de irrigação no estado.
Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da Codevasf