A Copa do Mundo promoveu um crescimento médio de 11,5 vezes no número de turistas que visitam Brasília. De acordo com a Secretaria de Turismo do Distrito Federal, os seis postos de atendimento ao turista da Capital Federal registraram em junho um crescimento de mais de 1000% no número de visitantes.
De uma média mensal de aproximadamente três mil consultas aos postos de atendimento, localizados em áreas estratégicas da capital, o evento promoveu um salto para 34,5 mil naquele mês – número jamais registrado pelos atendentes dos postos, quatro fixos e dois móveis, implantados para dar conta da demanda extra. O levantamento oficial foi concluído nesta quarta-feira (2) pela secretaria, que comemora o crescimento vertiginoso de visitantes.
Do total de turistas registrados de 1º a 30 de junho, mais de 26,3 mil eram estrangeiros e outros 8,1 mil de brasileiros oriundos de outros estados. Por causa disso, e do episódio ocorrido em Porto Alegre no final de semana, quando cerca de 100 mil argentinos invadiram a capital gaúcha, a secretaria anunciou a adoção de uma estrutura especial para receber os fãs de Messi e companhia para o jogo de sábado contra a Bélgica, pelas quartas-de-final, marcado para ter início às 13h, no Estádio Nacional Mané Garrincha. Quem vencer será semifinalista.
A estrutura montada pelo GDF pretende acomodar os argentinos no Parque de Exposição da Granja do Torto, ao lado da residência oficial da presidência da república. Estão sendo instalados chuveiros, banheiros, água potável e vagas para quatro mil veículos. O governo local espera um grande afluxo de carros, ônibus e motohome.
A Polícia Rodoviária Federal e o batalhão da Polícia Rodoviária local estão orientados a encaminhar os turistas para o estacionamento da Granja. Um posto móvel de atendimento ao turista será instalado no local. Terá apoio da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
“Temos recebido um grande número de visitantes dos países vizinhos, agora é a vez da Argentina. Isso engrandece Brasília, que tem a oportunidade de mostrar o seu potencial turístico. Estamos preparados para receber os argentinos e vamos dar toda atenção a eles”, comemora o secretário de Turismo do DF, Luis Otávio Neves.
Por Márcio de Morais, da Agência PT de Notícias