A Petrobras teve o maior volume de produção de petróleo e gás natural de sua história neste mês de agosto. No Brasil e no exterior, a companhia atingiu 2,88 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), aumento de 3,1% em relação a julho.
O aumento foi impulsionado pelo crescimento da produção do pré-sal e a retomada da operação de plataformas que estavam com paradas programadas para manutenção.
“O crescimento reflete a entrada em operação em 31 de julho do FPSO Cidade de Itaguaí, ancorado em Iracema Norte, área localizada na porção noroeste do campo de Lula, no pré-sal da Bacia de Santos”, disse a estatal. Esta nova plataforma flutuante tem capacidade para 150 mil bpd de petróleo e 8 milhões de metros cúbicos/dia de gás natural.
O volume representa aumento de 4,5% ante o total produzido no mesmo mês do ano passado. A produção total da estatal em agosto de 2015 ainda superou em 0,8% o recorde anterior de 2,86 milhões boed alcançado em dezembro de 2014, segundo a Petrobras.
Já a produção de petróleo da companhia no Brasil, que responde pela maior parte do total, somou 2,21 milhões de barris/dia, alta de 3% ante o mês anterior e de 5% na comparação com agosto de 2014.
A produção de gás natural no Brasil, excluído o volume liquefeito, também apresentou novo recorde de 77,2 milhões de metros cúbicos/dia, alta de 3,6% ante o mês anterior.
Pré-sal – Na área do pré-sal, foram atingidas duas marcas históricas: produção diária operada pela Petrobras, com volume de 896 mil bpd registrado em 19 de agosto; e produção mensal operada pela companhia, que alcançou 859 mil bpd.
No exterior, a estatal produziu 192 mil boed, 3,8% acima dos 185 mil boed de julho, devido, principalmente, ao retorno das operações da plataforma do Campo de Saint Malo, no Golfo do México norte-americano.
Da Redação da Agência PT de Notícias