Partido dos Trabalhadores

Com real barato, Brasil tenta atrair estrangeiros no verão

Campanha da Embratur para encorajar turistas latinos está na programação de TV de seis países vizinhos, ao custo de R$ 10 milhões

“Viva o verão de perto: venha para o Brasil”. Este é apelo da campanha publicitária da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) que está no ar na programação de emissoras de televisão de seis países vizinhos ao Brasil na América Latina.

O objetivo da publicidade patrocinada pelo governo brasileiro, ao custo de R$ 10 milhões, é encorajar e atrair turistas latinos para visitar o país na próxima estação de veraneio.

Cerca de 152 milhões de argentinos, chilenos, uruguaios, paraguaios, colombianos e peruanos estão recebendo na TV imagens de cobiçadas praias brasileiras, balneários e atrações turísticas nacionais mundialmente famosas.

O maior fator de motivação para lançamento da campanha foi o real barato, cotado a quase quatro por dólar. “Queremos aproveitar a conectividade e o verão para trazer os dólares para o Brasil”, afirma o presidente da Embratur, Vinícius Lummertz.

Com essa paridade, “o turista estrangeiro tem maior poder de compra no Brasil, mais disposição em gastar, elevando a rentabilidade do setor do turismo”.

“Precisamos pensar comercialmente. Isso é amadurecimento, é o turismo como negócio atraindo (turistas) para gerar empregos, impostos e perspectivas de mais investimento”, ressalta.

De acordo com a Embratur, o turismo de argentinos no país já é uma tradição. Cerca de 1,7 milhão deles adentram ao país a cada ano e injetam cerca de US$ 2 bilhões (R$ 7,6 bilhões pela cotação de hoje) em passeios, alimentação e hospedagem.

A escolha dos países para veiculação da campanha se baseou na constatação de que aquelas nacionalidades são as que mais aderem às atrações brasileiras, especialmente as praias.

O verão começa em 21 de dezembro e termina em 20 de março do ano que vem. A campanha pretende turbinar o turismo de estrangeiros no período de férias escolares.

O presidente da Embratur afirma que, graças à campanha, “já se nota uma movimentação de maior fluxo dos vizinhos latino-americanos” na temporada 2015/2016.

“Temos visto isso em reservas de hotéis, de passagens, em aluguéis de casas e pacotes. Os turistas que veem gostam e voltam. O investimento não é só para o verão de hoje, fica acumulado na memória do turista”, constata Lummertz.

Por Márcio de Morais, da Agência PT de Notícias