A presidenta Dilma Rousseff abriu, na manhã desta segunda-feira (7), o desfile oficial em comemoração ao Dia da Independência, em Brasília. Ao chegar, por volta de 9h, a presidenta foi aclamada por pessoas que estavam na arquibancada em frente ao palanque de autoridades. Eles gritaram: “Dilma, Dilma, Dilma”.
De acordo com a Polícia Militar do Distrito Federal, cerca de 25 mil pessoas assistiram ao desfile e às apresentações da Esquadrilha da Fumaça.
Dilma deslocou-se por dois quilômetros até o palanque presidencial no Rolls-Royce oficial, sob esquema de segurança, ao som das bandas do Batalhão da Guarda Presidencial e do Batalhão da Polícia do Exército de Brasília.
No local, a presidenta foi recebida pelo vice-presidente Michel Temer, pelo ministro da Defesa, Jaques Wagner, e pelo governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB).
Também estavam presentes os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, da Comunicação Social, Edinho Silva, das Comunicações, Ricardo Berzoini, da Casa Civil, Aloizio Mercadante, das Cidades, Gilberto Kassab, dos Direitos Humanos, Pepe Vargas, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campelo.
Participaram ainda os ministros da Secretaria Geral, Miguel Rossetto, da Previdência, Carlos Garbas, de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, da Educação, Renato Janine Ribeiro e de Relações Exteriores, Mauro Vieira. O advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, também participou.
A presidenta deixou o palanque oficial por volta de 10h50 e posou para fotos com pessoas que acompanhavam o desfile. A última apresentação, da Esquadrilha da Fumaça terminou pouco depois de 11h.
Da Redação da Agência PT de Notícias