“A minha namorada acabou de chegar da Europa e me disse que por lá é do cotidiano das pessoas ter wi-fi em zonas urbanas e abertas ao público”. Em um banco da Praça Dom José Gaspar, no centro de São Paulo, o ator e técnico de teatro Marcelo Santiago elogiou a existência do acesso ao wi-fi livre e gratuito em ambientes públicos como uma forma de promover acessibilidade a todos, sem distinção, na capital paulista.
A namorada dele vai poder ver uma realidade parecida também em terras paulistanas. Assim como na Europa, o projeto WiFi Livre SP, implantado pelo prefeito Fernando Haddad desde o início de sua gestão, já é uma realidade utilizada por milhares de cidadãos em ambientes públicos da cidade.
A meta inicial da prefeitura previa a instalação de acesso gratuito à internet em 42 praças ou espaços públicos. O número hoje, porém, é três vezes maior. Já são mais de 120 pontos do Programa WiFi Livre SP em todos os 96 distritos da capital.
“São Paulo é a cidade com maior inclusão digital da América Latina em função do projeto WiFi Livre. Nós já somos a cidade mais conectada do ponto de vista público e não do privado. Isso nos orgulha e tenho certeza que essa tecnologia será agora disseminada por todo o Brasil”, afirmou Haddad.
No mesmo dia, na Vila Formosa, zona leste da capital, o cabeleireiro Lucas utilizava o celular na Praça Sampaio Vidal. Ele também aprovou a iniciativa da prefeitura. “É bom para a gente que é jovem. Os mais velhos usam muito também. É muito legal ter wi fi na praça”.
No outro canto da Sampaio Vidal, o vendedor ambulante Laércio mantém uma barraca de cachorro-quente e pastéis. Ele explicou que há quem se mantenha por horas na praça conectados à internet. “Muitas pessoas sentam no banco, à tarde, e ficam três, quatro horas utilizando o wi-fi. Muitos não têm crédito e utilizam o wi-fi para conectar o Facebook e o Whatsapp”.
Laércio também elogiou a qualidade da conexão: “É de boa qualidade e ajuda a muita gente”.
Os usuários têm direito a uma velocidade individual de 512 kbit/s, estável e de qualidade, suficientes para baixar arquivos, utilizar redes sociais, assistir a vídeos e navegar pela internet. E não é preciso nenhum tipo de cadastro para navegar, é só selecionar a rede e pronto.
Os 120 pontos de internet gratuita oferecida pela Prefeitura podem ser conferidos no site do Programa WiFi Livre SP. Há a intenção de aumentar esse número até o fim do mandato de Haddad.
Por Bruno Hoffmann, da Agência PT de Notícias